MATERIALIZAÇÃO DAS POLÍTICAS EDUCATIVAS SOBRE AS COMPETÊNCIAS DE APRENDIZAGEM NOS ALUNOS DA 6ª CLASSE NA PROVÍNCIA DO UÍGE
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Resumo
Neste artigo científico, abordou-se sobre “materialização das políticas educativas sobre as competências de aprendizagem nos alunos da 6ª classe na província do Uíge”. Este artigo tem como objectivo: determinar o grau de materialização das políticas educativas sobre as competências de aprendizagem em alunos da 6ª classe na província do Uíge. Para o presente estudo, optou-se ao modelo de abordagem qualitativo-quantitativo, num estudo descritivo-exploratório. Foi possível perceber que a maioria dos inquiridos alegaram que os seus alunos apresentam dificuldades em leitura, escrita e cálculos, 100% afirmaram que a forma como orienta o processo de ensino e aprendizagem contribui para o desenvolvimento de competências nos alunos, 86% dos inquiridos não têm o livro do INIDE com o título de: Currículo do Ensino Primário e não têm a actual lei de bases do sistema de educação e ensino. A maioria dos inquiridos disseram que a forma como o professor lecciona as aulas ajuda-lhe a aprender ler, escrever e a efectuar cálculos. Com base nos resultados adquiridos na presente pesquisa sugeriu-se o seguinte: que a Direcção Provincial de Educação do Uíge promova palestras e outras actividades sobre a materialização das políticas educativas em Angola de formas a incentivar os professores e gestores escolares a adquirirem o livro (Currículo do Ensino Primário) e a actual lei de bases do sistema de educação e ensino; que se promovam formações sobre as formas de orientação do processo de ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa, Matemática e as demais disciplinas do plano curricular da 6ª classe; que os pais e encarregados de educação acompanhem o desenvolvimento educacional dos seus filhos/educando, indo na escola, observando os cadernos bem como os planos de progressão das habilidades e ajuda-los a realizar as tarefas em casa. A forma como o Professor realiza e orienta o processo de ensino-aprendizagem é um dos pressupostos de materialização das políticas educativas, particularmente no que diz respeito às competências de aprendizagem escolar dos Alunos. O grau de materialização das políticas educativas sobre as competências de aprendizagem nos Alunos da 6ª Classe na Escola Primária na província do Uíge é baixo.
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