MATERIALIZAÇÃO DAS POLÍTICAS EDUCATIVAS SOBRE AS COMPETÊNCIAS DE APRENDIZAGEM NOS ALUNOS DA 6ª CLASSE NA PROVÍNCIA DO UÍGE

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Tavares dos Santos Muhongo

Resumo

Neste artigo científico, abordou-se sobre “materialização das políticas educativas sobre as competências de aprendizagem nos alunos da 6ª classe na província do Uíge”. Este artigo tem como objectivo: determinar o grau de materialização das políticas educativas sobre as competências de aprendizagem em alunos da 6ª classe na província do Uíge. Para o presente estudo, optou-se ao modelo de abordagem qualitativo-quantitativo, num estudo descritivo-exploratório. Foi possível perceber que a maioria dos inquiridos alegaram que os seus alunos apresentam dificuldades em leitura, escrita e cálculos, 100% afirmaram que a forma como orienta o processo de ensino e aprendizagem contribui para o desenvolvimento de competências nos alunos, 86% dos inquiridos não têm o livro do INIDE com o título de: Currículo do Ensino Primário e não têm a actual lei de bases do sistema de educação e ensino. A maioria dos inquiridos disseram que a forma como o professor lecciona as aulas ajuda-lhe a aprender ler, escrever e a efectuar cálculos. Com base nos resultados adquiridos na presente pesquisa sugeriu-se o seguinte: que a Direcção Provincial de Educação do Uíge promova palestras e outras actividades sobre a materialização das políticas educativas em Angola de formas a incentivar os professores e gestores escolares a adquirirem o livro (Currículo do Ensino Primário) e a actual lei de bases do sistema de educação e ensino; que se promovam formações sobre as formas de orientação do processo de ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa, Matemática e as demais disciplinas do plano curricular da 6ª classe; que os pais e encarregados de educação acompanhem o desenvolvimento educacional dos seus filhos/educando, indo na escola, observando os cadernos bem como os planos de progressão das habilidades e ajuda-los a realizar as tarefas em casa. A forma como o Professor realiza e orienta o processo de ensino-aprendizagem é um dos pressupostos de materialização das políticas educativas, particularmente no que diz respeito às competências de aprendizagem escolar dos Alunos. O grau de materialização das políticas educativas sobre as competências de aprendizagem nos Alunos da 6ª Classe na Escola Primária  na província do Uíge é baixo.

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Como Citar
MUHONGO, Tavares dos Santos. MATERIALIZAÇÃO DAS POLÍTICAS EDUCATIVAS SOBRE AS COMPETÊNCIAS DE APRENDIZAGEM NOS ALUNOS DA 6ª CLASSE NA PROVÍNCIA DO UÍGE. Revista Primeira Evolução, São Paulo, Brasil, v. 1, n. 54, p. 151–157, 2024. Disponível em: https://primeiraevolucao.com.br/index.php/R1E/article/view/654. Acesso em: 3 dez. 2024.
Seção
Artigos