FORMAÇÃO DO DOCENTE NA PRÁTICA DA EDUCAÇÃO MUSICAL

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Andréia Novaes Souto Ribeiro

Resumo

 O presente estudo teve como objeto a formação docente na prática da Educação Musical. Partindo deste objeto de estudo emergiram inquietações que motivaram e direcionaram o desenvolvimento desta pesquisa: Quais elementos relacionados à Educação Musical um professor precisa em sua formação? Como os professores podem trabalhar com a música em sala de aula? Com os questionamentos apresentados, delimitou-se como objetivo geral analisar a contribuição da formação continuada para o trabalho com a música na Educação, com vistas a uma formação  que promova reflexão, qualificação e boas práticas docentes. Como objetivos específicos, temos: (1) identificar as necessidades formativas de um professor para o trabalho com a música; (2) verificar como os momentos de formação podem contribuir para a reflexão e a qualificação da prática docente no tocante a Educação Musical e (3) analisar como a formação pode contribuir com boas práticas pedagógicas para o trabalho com música. Nossa hipótese foi a de que as professoras utilizam a música apenas em momentos específicos e desconheciam as potencialidades dessa linguagem com as crianças. A  pesquisa foi desenvolvida segundo uma abordagem qualitativa do tipo pesquisa-formação, cujos instrumentos de coleta foram observações em sala de aula e entrevistas semiestruturadas. A pesquisa se fundamenta nos seguintes autores: Gatti et al. (2019), Moriconi (2017), Nóvoa (1995), na categoria formação continuada, Brito (2003), Fonterrada (2008) e Schafer (2011), na categoria Educação Musical. O estudo também está pautado, em autores da Pedagogia Crítica, principalmente Paulo Freire. Fizemos uma análise documental a nível federal e municipal. Os dados preliminares indicaram que a formação docente sobre o trabalho com a música contribuiu para que os professores pudessem se sensibilizar com    a música, compreendendo a contribuição desta linguagem para o ambiente escolar, entendendo e se apropriando deste currículo e desenvolvendo boas práticas musicais com as crianças.

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Como Citar
RIBEIRO, Andréia Novaes Souto. FORMAÇÃO DO DOCENTE NA PRÁTICA DA EDUCAÇÃO MUSICAL. Revista Primeira Evolução, São Paulo, Brasil, v. 1, n. 55, p. 29–37, 2024. DOI: 10.52078/2675-2573.rpe.55.2024.art.661. Disponível em: https://primeiraevolucao.com.br/index.php/R1E/article/view/661. Acesso em: 1 mar. 2025.
Seção
Artigos