MÚSICA NOS DOCUMENTOS FEDERAIS Varredura documental

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Andréia Novaes Souto Ribeiro

Resumo

O presente texto faz uma análise documental a nível federal sobre a formação docente no trabalho com a música. Realizamos um levantamento sobre o ordenamento legal dessa modalidade de ensino a partir da Constituição de 1988, que garante o direito da criança a uma educação de qualidade e gratuita. Pode-se citar: a Lei n.°11.769/2008, que altera a “Lei de Diretrizes e Bases” (LDB) n.°9.394/96, dispondo da obrigatoriedade do Ensino da Música na Educação Básica; o “Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil” (RCNEI) (1998), que aborda a presença da Música, trazendo ideias e práticas a serem trabalhadas com as crianças na linguagem musical, contemplando o fazer musical e a apreciação, e orientações gerais para o professor neste currículo, além de discutirem a observação, registro e avaliação no processo musical com a criança; as “Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil” (DCNEI, 2010); a “Política Nacional para a Educação Infantil” (2006); os “Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil” (2006b, 2006c); os “Indicadores de Qualidade na Educação Infantil” (2009b); entre outros, até chegar à atual “Base Nacional Comum Curricular” (BNCC) (2017), que apresenta a música como linguagem nos seus Campos de Experiência.

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Como Citar
RIBEIRO, Andréia Novaes Souto. MÚSICA NOS DOCUMENTOS FEDERAIS Varredura documental. Revista Primeira Evolução, São Paulo, Brasil, v. 1, n. 57, 2025. DOI: 10.52078/2675-2573.rpe.57.2025.art.683. Disponível em: https://primeiraevolucao.com.br/index.php/R1E/article/view/683. Acesso em: 1 mar. 2025.
Seção
Artigos