INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Conteúdo do artigo principal

Josefa Bezerra de Meneses

Resumo

O presente artigo, baseado em pesquisas, tem como objetivo analisar a importância da inclusão de alunos com Síndrome de Down na rede básica de educação. O objetivo é entender como essa inclusão está sendo implementada, segundo autores relevantes, que defendem a prática inclusiva educacional desde a primeira infância, e como essa prática promove equidade e uma sociedade mais inclusiva. A pesquisa abrange diversas leituras e investigações sobre prática inclusiva que respeita as diferenças e estimula o desenvolvimento pleno de todas as crianças, avaliando as estratégias pedagógicas diferenciadas e a colaboração entre professores, profissionais de apoio e a família, como cruciais ferramentas para o sucesso de todo o processo inclusivo, e como essa parceria contribui para o desenvolvimento, social e pessoal, dos alunos com Síndrome de Down, destacando o desafio relacionado a uma visão de diversidade respeitosa, que interrompe estereótipos e preconceitos.


Palavras-chave: ; ; ; ; .

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
MENESES, Josefa Bezerra de. INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN NA EDUCAÇÃO BÁSICA. Revista Primeira Evolução, São Paulo, Brasil, v. 1, n. 58, p. 61–67, 2025. Disponível em: https://primeiraevolucao.com.br/index.php/R1E/article/view/705. Acesso em: 19 maio. 2025.
Seção
Artigos