O OLHAR DA INFÂNCIA FOTOGRAFIA E TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O presente artigo discute o uso das tecnologias na Educação Infantil como recurso para potencializar as aprendizagens, com ênfase na fotografia como linguagem expressiva, investigativa e pedagógica. A pesquisa parte da compreensão de que as tecnologias, quando bem integradas ao currículo, podem ampliar as possibilidades de expressão, escuta e registro das crianças pequenas. A fotografia, nesse contexto, é apresentada como ferramenta de escuta sensível e autoria infantil, permitindo que os educadores acompanhem o olhar das crianças sobre o mundo. O artigo descreve experiências práticas e aponta resultados observados a partir do projeto "Pontinho de Vista – a Fotografia como recurso para as aprendizagens", reconhecido pela Secretaria Municipal de Educação de São Paulo na Jornada Pedagógica de 2024 e exibido no programa "Boas Práticas Escolares", da TV Cultura. O estudo fundamenta-se no Currículo da Cidade de São Paulo – Educação Infantil e destaca os benefícios pedagógicos, sociais e afetivos do uso da fotografia em ambientes educativos. Ao final, defende-se a ampliação e a valorização de práticas inovadoras com tecnologias na Educação Infantil, de forma ética, crítica e comprometida com a escuta e protagonismo das crianças.
Métricas
Detalhes do artigo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Distribuição livre e gratuita. Leia, baixe e distribua livremente.