O OLHAR DA INFÂNCIA FOTOGRAFIA E TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Conteúdo do artigo principal

Solange Alves Gomes Zaghi

Resumo

 O presente artigo discute o uso das tecnologias na Educação Infantil como recurso para potencializar as aprendizagens, com ênfase na fotografia como linguagem expressiva, investigativa e pedagógica. A pesquisa parte da compreensão de que as tecnologias, quando bem integradas ao currículo, podem ampliar as possibilidades de expressão, escuta e registro das crianças pequenas. A fotografia, nesse contexto, é apresentada como ferramenta de escuta sensível e autoria infantil, permitindo que os educadores acompanhem o olhar das crianças sobre o mundo. O artigo descreve experiências práticas e aponta resultados observados a partir do projeto "Pontinho de Vista – a Fotografia como recurso para as aprendizagens", reconhecido pela Secretaria Municipal de Educação de São Paulo na Jornada Pedagógica de 2024 e exibido no programa "Boas Práticas Escolares", da TV Cultura. O estudo fundamenta-se no Currículo da Cidade de São Paulo – Educação Infantil e destaca os benefícios pedagógicos, sociais e afetivos do uso da fotografia em ambientes educativos. Ao final, defende-se a ampliação e a valorização de práticas inovadoras com tecnologias na Educação Infantil, de forma ética, crítica e comprometida com a escuta e protagonismo das crianças.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
ZAGHI, Solange Alves Gomes. O OLHAR DA INFÂNCIA: FOTOGRAFIA E TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Primeira Evolução, São Paulo, Brasil, v. 1, n. 58, p. 119–124, 2025. Disponível em: https://primeiraevolucao.com.br/index.php/R1E/article/view/712. Acesso em: 19 maio. 2025.
Seção
Artigos