A IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE NO ENSINO FUNDAMENTAL

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Vilma Maximiano Vieira

Resumo

Considerando a criança como sujeito histórico e social, o presente artigo procurou compreender como ocorre o processo de desenvolvimento afetivo e a construção de vínculos dessa natureza no Ensino Fundamental. Por meio de uma reflexão sobre as fases do desenvolvimento humano, os conceitos de afetividade e a construção de vínculos, foi possível analisar como a cognição e o afeto operam juntos, e que a escola, mais precisamente o professor, como agente mediador, converge não só para as apropriações do meio externo ou para os aspectos relativos à cognição, mas em muito contribui para as apropriações de aspectos ligados à afetividade, sendo esta última tão importante quanto a primeira, consolidando assim a necessidade de o professor considerá-las na sala de aula.

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Como Citar
MAXIMIANO VIEIRA, Vilma. A IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE NO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Primeira Evolução, São Paulo, Brasil, v. 1, n. 18, p. 133–140, 2021. DOI: 10.52078/2675-2573.rpe.18.2021.art.105. Disponível em: https://primeiraevolucao.com.br/index.php/R1E/article/view/105. Acesso em: 6 abr. 2025.
Seção
Artigos