REFLETINDO A PRÁTICA DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Conteúdo do artigo principal

Adriana Santos Ramos

Resumo

Os espaços de educação infantil devem privilegiar as infâncias, garantindo às crianças o direito de aprendizagem e o seu desenvolvimento integral. Para contemplar vivências significativas e prazerosas o professor precisa garantir propostas pedagógicas que privilegia o brincar, o participar, o explorar, o expressar, o conhecer-se. A partir deste contexto as propostas precisam garantir que os direitos de aprendizagem sejam contemplados. Um tema gerador de discussões na prática docente na primeira infância são as propostas impressas, conhecidas como folhinha impressa ou folhas xerocadas. Essas atividades são utilizadas com certa frequência na educação infantil. Cabe aos docentes o questionamento: Essas atividades oportunizam a livre expressão da criança, seu protagonismo e suas potencialidades? A metodologia adotada no presente artigo foi a pesquisa bibliográfica em livros, artigos, autores que discutem sobre a infância e documentos oficiais da educação. Desta forma, enquanto objetivo este artigo convida o leitor a refletir sobre as práticas docentes na primeira infância acerca dessas propostas.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
SANTOS RAMOS, Adriana. REFLETINDO A PRÁTICA DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Primeira Evolução, São Paulo, Brasil, v. 1, n. 18, p. 13–16, 2021. Disponível em: https://primeiraevolucao.com.br/index.php/R1E/article/view/110. Acesso em: 21 nov. 2024.
Seção
Artigos