AFETIVIDADE NA PRÁTICA PEDAGÓGICA

Conteúdo do artigo principal

Tânia de Jesus Alves

Resumo

Este trabalho tem por objetivo pesquisar a importância que a afetividade tem no processo educativo e na prática pedagógica, pois é sabido que o afeto desempenha um papel essencial no funcionamento da inteligência. A afetividade está relacionada ao processo ensino-aprendizagem, pois toda e qualquer demonstração de emoção faz parte do constituir-se como sujeito, na formação do “eu” em todo processo de educação. Os sentimentos e emoções dos educandos precisam ser levados em consideração, já que podem favorecer ou desfavorecer o desenvolvimento cognitivo. A afetividade na própria relação professor-estudante é outro aspecto que deve ser considerado, pois eles adquirem e modificam seus comportamentos, conhecimentos e atitudes por meio da observação de seus professores. Para pedagogos, a afetividade deve estar presente em toda relação no processo ensino-aprendizagem porque, atualmente, encontramos muitos indivíduos carentes, seja na educação infantil, no ensino médio ou no ensino superior. O processo de desenvolvimento humano está diretamente ligado à emoção, assim, toda e qualquer demonstração de emoção faz parte da constituição do sujeito. Um educador contemporâneo deve conhecer aspectos do desenvolvimento afetivo e cognitivo e inseri-los em suas práxis, pois a relação professor-estudante não se reduz, apenas, à construção do saber.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
DE JESUS ALVES, Tânia. AFETIVIDADE NA PRÁTICA PEDAGÓGICA. Revista Primeira Evolução, São Paulo, Brasil, v. 1, n. 25, p. 117–123, 2022. Disponível em: https://primeiraevolucao.com.br/index.php/R1E/article/view/216. Acesso em: 23 nov. 2024.
Seção
Artigos