O BRINCAR HEURÍSTICO, AS CRIANÇAS E AS MATERIALIDADES
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Esse artigo tem a intenção de apresentar, por meio da pesquisa literária, o contexto do brincar heurístico, das materialidades, bem como suas especificidades e aplicabilidades. Entretanto, a partir dos estudos, foi detectado que é importante assegurar que não existe uma receita para o brincar heurístico e nem mesmo o julgamento do certo ou errado, mas, dado o momento em que as crianças adquirem mobilidade, esse brincar que é simples, livre e amplo, oferece a capacidade de pesquisa, de exploração de objetos para descobertas que são conectadas aos artefatos que eram desconhecidos, além da possibilidade de favorecer e manter o protagonismo das crianças pequenas e dos bebês. Dessa forma, idealizar um novo brincar, repleto de possibilidades e descobertas. O jogo heurístico é uma atividade lúdico-educativa por meio da qual se estimula a descoberta e a experimentação das crianças na primeira infância. É uma atividade lúdica livre supervisionada na qual as crianças interagem com diferentes tipos de objetos, formas e materiais. Nas creches, utilizam-se esse método há algum tempo, fazendo seus próprios materiais para brincar. No entanto, devido ao número crescente de materiais heurísticos, muitos fabricantes de brinquedos de madeira concentram atualmente toda ou praticamente toda a sua produção neste interessante campo educacional. Com o jogo heurístico, os pequenos são os protagonistas de seu próprio aprendizado. As crianças exploram, investigam e descobrem de forma natural, instintiva e autoguiada pelo seu próprio interesse e curiosidade inata. Este tipo de elementos de jogos educativos favorecem a aprendizagem através do desconhecimento, da realidade, para adaptação ao meio e desenvolvimento da auto - estima.
Métricas
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Distribuição livre e gratuita. Leia, baixe e distribua livremente.