REFLEXÕES SOBRE A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Resumo: Este artigo tem um compromisso com um olhar sensível para a literatura e sua importância na vida das crianças. A literatura como potencialidade simbólica e terapêutica para o desenvolvimento da subjetividade e compreensão das emoções na infância. Muito se fala sobre a necessidade de se promover o gosto pela leitura já na primeira infância, pois além de promover uma cultura e, possivelmente, desenvolver um futuro leitor assíduo, este hábito ampliará o vocabulário e ajudará no momento de alfabetização. Tudo isso é fundamental, porém este artigo visa olhar para o lado menos funcional ou produtivo da literatura, ou seja, um olhar para a ampliação e identificação das subjetividades humanas que os livros trazem a todos os humanos, inclusive para as crianças. A intenção é fugir do pensamento neoliberal que visa produtividade em tudo, este artigo procura ter um olhar acentuado para o prazer da leitura e o desenvolvimento da subjetividade humana.
Métricas
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Distribuição livre e gratuita. Leia, baixe e distribua livremente.