DESAFIOS DA LUDICIDADE NA ALFABETIZAÇÃO PARA PAIS E PROFESSORES
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este artigo tem como objetivo apresentar a pesquisa, em um contexto de escolas de Ensino Fundamental I, tendo como foco as crianças do primeiro ano. Através da pesquisa realizada via questionários online respondidos por pais, alunos e professores, foi possível observar a rotina de planejamento e atividades de alfabetização para crianças de 6 e 7 anos. Durante a pesquisa, foram percebidas diversas metodologias de trabalho dos professores e a dificuldade encontrada muitas vezes em desenvolver um trabalho lúdico. Paralelamente a isso foi a notada a dificuldade de alguns pais em entender o trabalho realizado na alfabetização lúdica. Mediante tais observações, surgiram sugestões de elaboração de estratégias didáticas, com propostas de introdução da alfabetização lúdica com jogos, brincadeiras ou brinquedos que poderão ser construídos coletivamente. Ao final da investigação demonstrou-se a eficácia das atividades lúdicas no processo de desenvolvimento da aprendizagem.
Métricas
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Distribuição livre e gratuita. Leia, baixe e distribua livremente.