DESAFIOS DA LUDICIDADE NA ALFABETIZAÇÃO PARA PAIS E PROFESSORES

Conteúdo do artigo principal

Marcia Muniz Brilhante de Toledo

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar a pesquisa, em um contexto de escolas de Ensino Fundamental I, tendo como foco as crianças do primeiro ano. Através da pesquisa realizada via questionários online respondidos por pais, alunos e professores, foi possível observar a rotina de planejamento e atividades de alfabetização para crianças de 6 e 7 anos. Durante a pesquisa, foram percebidas diversas metodologias de trabalho dos professores e a dificuldade encontrada muitas vezes em desenvolver um trabalho lúdico. Paralelamente a isso foi a notada a dificuldade de alguns pais em entender o trabalho realizado na alfabetização lúdica. Mediante tais observações, surgiram sugestões de elaboração de estratégias didáticas, com propostas de introdução da alfabetização lúdica com jogos, brincadeiras ou brinquedos que poderão ser construídos coletivamente. Ao final da investigação demonstrou-se a eficácia das atividades lúdicas no processo de desenvolvimento da aprendizagem.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
MUNIZ BRILHANTE DE TOLEDO, Marcia. DESAFIOS DA LUDICIDADE NA ALFABETIZAÇÃO PARA PAIS E PROFESSORES. Revista Primeira Evolução, São Paulo, Brasil, v. 1, n. 30, p. 63–68, 2022. Disponível em: https://primeiraevolucao.com.br/index.php/R1E/article/view/277. Acesso em: 23 nov. 2024.
Seção
Artigos