NEUROCIÊNCIA, PSICOMOTRICIDADE E SUAS CONTRIBUIÇÕES PSICOPEDAGÓGICAS

Conteúdo do artigo principal

Tatiane Pavão Ongaro Borges

Resumo

Compreender como se desenvolve não só o processo de aprendizagem na criança, mas também quanto a aquisição ou aparição de determinados comportamentos sensório-motor, é uma tarefa que através dos quais estudos realizados aqui, será justificada pela necessidade de embasamento teórico-científico dos aspectos que norteiam a psicomotricidade e a neurociência, para que se constate uma melhora nas interpretações das ações psicopedagógicas. As ideias expressas neste trabalho facilitarão também o estudo dos benefícios da psicomotricidade numa intersecção com a Neurociência, numa considerável relevância teórica, a partir da investigação, conhecimento e aprofundamento do assunto e consequentemente numa análise crítica, os profissionais e os futuros psicopedagogos poderão possivelmente gerar estímulos, para o surgimento de uma nova mentalidade de pesquisa e atuação, e dessa maneira enfatizar a necessidade de se conhecer a criança em seu processo de desenvolvimento, em relação ao contexto sociocultural em que está inserida. Será apresentado neste trabalho o avanço nas parcerias multidisciplinares, como subsídios para fornecer às práticas profissionais do psicopedagogo, que com um novo olhar, pode desempenhar papel pró-ativo tanto nos níveis institucional - trabalhando com profissionais da educação para que despertem para observação e novas estratégias - como clínico, atendendo os pacientes que se encontrem em dificuldade escolar, mas que podem ser sanadas , a partir de uma nova visão de como acontece o seu desenvolvimento cognitivo, afetivo e motor e de que maneira adquire novas habilidades cerebrais. A função do cérebro é otimizar comportamentos, usando informações recebidas com eficiência. Para isso a neurociência traz o conhecimento de que neurônios, possibilitam a espécie humana na comunicação, consciência de si e no aprendizado.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
PAVÃO ONGARO BORGES, Tatiane. NEUROCIÊNCIA, PSICOMOTRICIDADE E SUAS CONTRIBUIÇÕES PSICOPEDAGÓGICAS. Revista Primeira Evolução, São Paulo, Brasil, v. 1, n. 31, p. 69–76, 2022. Disponível em: https://primeiraevolucao.com.br/index.php/R1E/article/view/297. Acesso em: 3 dez. 2024.
Seção
Artigos