A ANIMAÇÃO NARUTO E A POÉTICA VISUAL DA CRIANÇA NAS AULAS DE ARTE; NOVAS REPRESENT/AÇÕES AO DESENHAR

Conteúdo do artigo principal

Isac dos Santos Pereira
Maria Ignes Carlos Magno

Resumo

A presente pesquisa decorreu de investigações a partir de reflexões sobre a importância do registro do Arte/Educador em sala de aula como um dever de resgate de memórias ao analisar e avaliar as atividades dos educandos, bem como sua práxis pedagógica. Com isso, de maneira um tanto focada e certeira, notou-se que mais do que simples e inócuos consumos e reflexões sobre a animação Naruto disponibilizadas em algumas plataformas, um dos pesquisadores notou que tal personagem passou a entrar na sala de aula como mais um artista para dialogar e criar com as crianças e os pré-adolescentes, dando-se conta por meio de resgates mnemônicos – ativados por suas fotografias – que, para além do entretenimento, monstros e heróis encontrados em tal animação, colocavam-se cada vez mais como elementos inerentes na poética artística dos estudantes do ensino Fundamental I. Heróis bonzinhos, ou até mesmo os vilões monstruosos, envoltos em diferentes dimensões estéticas visuais e sonoras, passaram a fazer parte dos movimentos das danças criadas em aula, das dramatizações corporais desenvolvidas nas propostas de teatro, das composições musicais e, principalmente, das configurações gráficas e pictóricas confeccionadas pelas crianças. Tão logo, objetiva-se por mostrar a importância dos desenhos animados enquanto obra de Arte em sala de aula e sua reflexão mais aprofundada por parte do Arte/Educador junto aos seus educandos. Acredita-se que foi e é possível verificar essas interlocuções artísticas, pois o corpo da criança – ao vivenciar Arte, em sua forma mais democrática – aceita e ao mesmo tempo propicia a consolidação de novas memórias, através de experiências, sejam elas no âmbito das linguagens artísticas mais conhecidas ou da própria animação.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
DOS SANTOS PEREIRA, Isac; IGNES CARLOS MAGNO, Maria. A ANIMAÇÃO NARUTO E A POÉTICA VISUAL DA CRIANÇA NAS AULAS DE ARTE; NOVAS REPRESENT/AÇÕES AO DESENHAR. Revista Primeira Evolução, São Paulo, Brasil, v. 1, n. 14, p. 71–75, 2021. Disponível em: https://primeiraevolucao.com.br/index.php/R1E/article/view/31. Acesso em: 26 jun. 2024.
Seção
Artigos