A ANIMAÇÃO NARUTO E A POÉTICA VISUAL DA CRIANÇA NAS AULAS DE ARTE; NOVAS REPRESENT/AÇÕES AO DESENHAR
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Resumo
A presente pesquisa decorreu de investigações a partir de reflexões sobre a importância do registro do Arte/Educador em sala de aula como um dever de resgate de memórias ao analisar e avaliar as atividades dos educandos, bem como sua práxis pedagógica. Com isso, de maneira um tanto focada e certeira, notou-se que mais do que simples e inócuos consumos e reflexões sobre a animação Naruto disponibilizadas em algumas plataformas, um dos pesquisadores notou que tal personagem passou a entrar na sala de aula como mais um artista para dialogar e criar com as crianças e os pré-adolescentes, dando-se conta por meio de resgates mnemônicos – ativados por suas fotografias – que, para além do entretenimento, monstros e heróis encontrados em tal animação, colocavam-se cada vez mais como elementos inerentes na poética artística dos estudantes do ensino Fundamental I. Heróis bonzinhos, ou até mesmo os vilões monstruosos, envoltos em diferentes dimensões estéticas visuais e sonoras, passaram a fazer parte dos movimentos das danças criadas em aula, das dramatizações corporais desenvolvidas nas propostas de teatro, das composições musicais e, principalmente, das configurações gráficas e pictóricas confeccionadas pelas crianças. Tão logo, objetiva-se por mostrar a importância dos desenhos animados enquanto obra de Arte em sala de aula e sua reflexão mais aprofundada por parte do Arte/Educador junto aos seus educandos. Acredita-se que foi e é possível verificar essas interlocuções artísticas, pois o corpo da criança – ao vivenciar Arte, em sua forma mais democrática – aceita e ao mesmo tempo propicia a consolidação de novas memórias, através de experiências, sejam elas no âmbito das linguagens artísticas mais conhecidas ou da própria animação.
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