A INCLUSÃO DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO BÁSICO

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Marilene Pereira da Silva

Resumo

O presente artigo discute os desafios da inclusão da criança com deficiência intelectual ou física no ensino Básico. Conhecer como é o atendimento proporcionado pela instituição de ensino Básico, quais os desafios enfrentados diariamente para o que são chamadas de inclusão, como se dá esse processo, quais as adaptações da escola e formação dos professores para o desenvolvimento da prática de inclusão.Esse artigo foi estruturado em fundamentação teórica a partir do ponto de vista de pensadores que abordam assuntos referentes à deficiência intelectual, como: Rosita Edler Carvalho (2004), Maria Tereza Égler Mantoan ( 2008), Cláudia Werneck (1997), César Coll (2004), entre outros. Partiu-se da hipótese de que é de suma importância que todas as crianças tenham as mesmas oportunidades nos requisitos educacionais, porém existem inúmeros desafios que impedem que ocorra a verdadeira inclusão. Há necessidade de uma série de suportes pedagógicos e na estrutura física do ambiente como rampas, banheiros adaptados, mobiliário adequado que garanta o desenvolvimento de habilidades e a inclusão de crianças com deficiência intelectual ou que tenham deficiências físicas. Erradicando o preconceito, por meio de uma educação que respeite as diferenças e possibilite o acesso adequado. Rosita Edler Carvalho (2004), Maria Tereza Égler Mantoan (2008), Cláudia Werneck (1997), César Coll (2004).

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Como Citar
PEREIRA DA SILVA, Marilene. A INCLUSÃO DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO BÁSICO. Revista Primeira Evolução, São Paulo, Brasil, v. 1, n. 33, p. 119–123, 2022. Disponível em: https://primeiraevolucao.com.br/index.php/R1E/article/view/328. Acesso em: 3 dez. 2024.
Seção
Artigos