EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA OS CAMINHOS E AVANÇOS CONTRA O RETROCESSO

Conteúdo do artigo principal

Rita de Cássia Gonçalves Paccola

Resumo

O presente artigo discute sobre as intervenções pedagógicas na Educação Infantil e as possibilidades educativas para a educação étnico racial no Brasil. Ao se pensar nas inúmeras discussões referentes ao tema é preciso pensar antes de tudo na construção de uma escola democrática. Assim, como objetivo geral tem-se a contextualização da importância de incluir práticas pedagógicas antirracistas; e como objetivos específicos, discutir sobre as  oportunidades de reparar essas questões dentro do processo educacional; os conceitos pedagógicos possíveis nessa faixa etária; e a metodologia participativa e propositiva com objetivo de conectar as pedagogias e suas ações interventivas. A metodologia utilizada encontra-se baseada em revisão bibliográfica a respeito de tema. Os resultados encontrados indicaram que trabalhar a questão antirracista nas escolas possibilita pensar os saberes pedagógicos africanos e afro-brasileiros atribuindo-lhes valores humanos e contribuitivos para uma sociedade mais justa e igualitária.


Educação Antirracista; Educação Infantil; Étnico-racial.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
PACCOLA, Rita de Cássia Gonçalves. EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA OS CAMINHOS E AVANÇOS CONTRA O RETROCESSO. Revista Primeira Evolução, São Paulo, Brasil, v. 1, n. 43, p. 101–108, 2023. Disponível em: https://primeiraevolucao.com.br/index.php/R1E/article/view/459. Acesso em: 3 dez. 2024.
Seção
Artigos