AS BRINCADEIRAS E JOGOS: CONTRIBUIÇÕES PARA OS ASPECTOS PSICOLÓGICOS, FÍSICOS E SOCIAIS
Conteúdo do artigo principal
Resumo
RESUMO
Este artigo tem como objetivo abordar o papel das brincadeiras e dos jogos e suas influências nos aspectos psicológicos, físicos e sociais, assim como no desenvolvimento global da criança na educação infantil. Também explora como diferentes abordagens educacionais atualmente abordam a prática do jogo em sua rotina. A fim de esclarecer o significado do jogo como um elemento contribuinte para o desenvolvimento integral da criança, foram desenvolvidos conceitos relacionados a aspectos-chave dessa prática, como espaço, tempo, criança e escola. O tema tratado não deve ser considerado apenas uma lista de atividades estáticas, mas sim mais um elemento do planejamento escolar. Afinal, os aspectos organizacionais do jogo são tão abrangentes que, se devidamente planejados, levando em consideração a ação da criança, eles sustentam todo esse contexto de aprendizagem: o jogo e sua contribuição nos aspectos psicológicos, físicos e sociais. A metodologia utilizada para elaboração dessa pesquisa é bibliográfica, pautada em autores que corroboram com o tema em questão.
Métricas
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Distribuição livre e gratuita. Leia, baixe e distribua livremente.