A AVALIAÇÃO CONSTRUTIVA NO ÂMBITO ESCOLAR: PENSAR O PROFESSOR E OS ESTUDANTES NESSE PROCESSO

Conteúdo do artigo principal

Isac dos Santos Pereira

Resumo

É muito frequente, alguns estudantes de licenciatura, concentrarem sua atenção no modo de ensino e nos diversos dispositivos entrelaçados nas aulas, considerando-os como os mais cruciais no âmbito educacional. Isso limita sua visão e ampliação dos conhecimentos inerentes à docência. Tanto no processo, como após, o ato avaliativo entra nesse percurso como elemento de suma importância, visto que ele direciona o entendimento do docente sobre como os estudantes estão aprendendo e quais são os pontos de dificuldades. Logo, o presente artigo, não ansiando por reinventar a roda ou introduzir conceitos totalmente novos, objetiva propor algumas reflexões sobre o ato avaliativo hoje e o quanto ele é inerente à aprendizagem em sala de aula. A pesquisa abrange uma base teórica e de dados de campo, trazendo alguns comentários de estudantes do ensino médio e da EJA sobre o significado da avaliação para eles.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
PEREIRA, Isac dos Santos. A AVALIAÇÃO CONSTRUTIVA NO ÂMBITO ESCOLAR: PENSAR O PROFESSOR E OS ESTUDANTES NESSE PROCESSO. Revista Primeira Evolução, São Paulo, Brasil, v. 1, n. 47, p. 109–118, 2023. DOI: 10.52078/2675-2573.rpe.47.2023.art.517. Disponível em: https://primeiraevolucao.com.br/index.php/R1E/article/view/517. Acesso em: 21 nov. 2024.
Seção
Artigos