A AVALIAÇÃO CONSTRUTIVA NO ÂMBITO ESCOLAR: PENSAR O PROFESSOR E OS ESTUDANTES NESSE PROCESSO
Conteúdo do artigo principal
Resumo
É muito frequente, alguns estudantes de licenciatura, concentrarem sua atenção no modo de ensino e nos diversos dispositivos entrelaçados nas aulas, considerando-os como os mais cruciais no âmbito educacional. Isso limita sua visão e ampliação dos conhecimentos inerentes à docência. Tanto no processo, como após, o ato avaliativo entra nesse percurso como elemento de suma importância, visto que ele direciona o entendimento do docente sobre como os estudantes estão aprendendo e quais são os pontos de dificuldades. Logo, o presente artigo, não ansiando por reinventar a roda ou introduzir conceitos totalmente novos, objetiva propor algumas reflexões sobre o ato avaliativo hoje e o quanto ele é inerente à aprendizagem em sala de aula. A pesquisa abrange uma base teórica e de dados de campo, trazendo alguns comentários de estudantes do ensino médio e da EJA sobre o significado da avaliação para eles.
Métricas
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Distribuição livre e gratuita. Leia, baixe e distribua livremente.