A INSERÇÃO DA LITERACIA FINANCEIRA COMO DISCIPLINA NOS PROGRAMAS CURRICULARES DAS ESCOLAS DO ENSINO PRIMÁRIO

Conteúdo do artigo principal

António Evaristo

Resumo

O endividamento financeiro é um fator que acarreta diretamente no desconforto em todas 


O presente artigo traz em abordagem, a necessidade da inserção da literacia financeira como disciplina nos programas curriculares das escolas do ensino primário, pelo facto de que, a literacia financeira seja considerada como a capacidade de entender e usar várias habilidades financeiras, desde a gestão pessoal, orçamento mensal e possibilidades de investimento auxiliando assim na forma de como as pessoas devem usar seus recursos evitando a tão estrondosa irresponsabilidade financeira e se achar um equilíbrio entre as receitas e as despesas. E quanto mais cedo as crianças e adolescentes se familiarizarem com este assunto, mais eficaz será sua mudança de comportamento, perante suas aquisições de produtos e serviços mesmo quando for um adulto pois, a consciencialização sobre a literacia financeira para além de criar equilíbrio entre as receitas e as despesas combate o endividamento desnecessário, cultiva a ideia da importância de economizar e gastar menos do que se ganha. A metodologia aplicada foi através de pesquisa bibliográfica, por via da busca de diferentes livros, dissertações, monografias, teses, revistas e brochuras, entre outras, que tenham aderência com o tema em abordagem. Ao longo da busca de informações sobre o tema, vários autores afirmam a importância da inserção da literacia financeira como disciplina nos programas curriculares das escolas do ensino primário, de modo que as crianças e adolescentes possam compreender desde cedo a importância do gerenciamento dos seus recursos financeiros, bem como a  necessidade  de  reservar  parte destes para eventualidades. A literacia financeira ensina à criança e adolescente sobre como saber planificar suas finanças para se tornar um adulto  mais  responsável  e  consciente financeiramente.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
EVARISTO, António. A INSERÇÃO DA LITERACIA FINANCEIRA COMO DISCIPLINA NOS PROGRAMAS CURRICULARES DAS ESCOLAS DO ENSINO PRIMÁRIO. Revista Primeira Evolução, São Paulo, Brasil, v. 1, n. 52, p. 31–38, 2024. Disponível em: https://primeiraevolucao.com.br/index.php/R1E/article/view/609. Acesso em: 23 nov. 2024.
Seção
Artigos