CONFLITOS E MEDIAÇÃO EM CONTEXTO ESCOLAR: UM OLHAR À LUZ DAS ESCOLAS PÚBLICAS DE LUANDA

Conteúdo do artigo principal

Manuel Paulo Chamorro

Resumo

O presente artigo visa analisar as razões que estão na base dos constantes conflitos nas escolas públicas de Luanda, bem como identificar as causas dos conflitos e os mecanismos para a sua mediação. Descrevemos também os tipos de conflitos mais frequentes nas escolas públicas em Luanda bem como as suas reais causas. O estudo é resultante de uma amostra de professores de 10 escolas públicas localizadas na província nomeadamente: 1141, 2019, 3097, 3096, 4007, 4087, 5062, 6071, 8052 e 9020 e, contou com a presença de 23 funcionários dos quais professores, subdirectores pedagógicos, chefes de secretaria e directores de turmas. Do ponto de vista metodológico, utilizamos o método qualitativo apoiado na técnica de entrevista semi-estruturada. A entrevista semi-estruturada foi-nos importante na medida em que os entrevistados falavam abertamente sobre o assunto como se de mais esclarecimentos precisássemos.  

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
CHAMORRO, Manuel Paulo. CONFLITOS E MEDIAÇÃO EM CONTEXTO ESCOLAR: UM OLHAR À LUZ DAS ESCOLAS PÚBLICAS DE LUANDA. Revista Primeira Evolução, São Paulo, Brasil, v. 1, n. 58, p. 79–89, 2025. Disponível em: https://primeiraevolucao.com.br/index.php/R1E/article/view/707. Acesso em: 19 maio. 2025.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Manuel Paulo Chamorro

Doutorando em Ciências Sociais, especialidade de Psicologia Social pela Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Agostinho Neto. Mestre em Psicologia Social pela mesma Faculdade. Docente do Instituto Superior Politécnico Deolinda Rodrigues-IDERO-Luanda. Email: chamorro1484@gmail.com Orcid: https://orcid.org/0009-0006-7049-3973