CONFLITOS E MEDIAÇÃO EM CONTEXTO ESCOLAR: UM OLHAR À LUZ DAS ESCOLAS PÚBLICAS DE LUANDA
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Resumo
O presente artigo visa analisar as razões que estão na base dos constantes conflitos nas escolas públicas de Luanda, bem como identificar as causas dos conflitos e os mecanismos para a sua mediação. Descrevemos também os tipos de conflitos mais frequentes nas escolas públicas em Luanda bem como as suas reais causas. O estudo é resultante de uma amostra de professores de 10 escolas públicas localizadas na província nomeadamente: 1141, 2019, 3097, 3096, 4007, 4087, 5062, 6071, 8052 e 9020 e, contou com a presença de 23 funcionários dos quais professores, subdirectores pedagógicos, chefes de secretaria e directores de turmas. Do ponto de vista metodológico, utilizamos o método qualitativo apoiado na técnica de entrevista semi-estruturada. A entrevista semi-estruturada foi-nos importante na medida em que os entrevistados falavam abertamente sobre o assunto como se de mais esclarecimentos precisássemos.
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