O CURRÍCULO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este artigo pretende buscar reflexões sobre o Currículo na educação infantil a importância da música e objetos sonoros nas Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs) e nos Centros de Educação Infantil (CEIs). A Educação Infantil vem sendo tema de inúmeras discussões que enfatizam as contribuições no desenvolvimento integral da criança de 0 a 5 anos. Sabemos que na Educação Infantil as crianças têm direito ao lúdico, à imaginação, à criação, ao acolhimento, à curiosidade, à brincadeira, à democracia, à proteção, à saúde, à liberdade, à confiança, ao respeito, à dignidade, à convivência e à interação com seus pares para a produção de culturas infantis e com os adultos, a organização do tempo e dos espaços das escolas deve privilegiar as relações entre as crianças e os adultos e proporcionar as diversas experiências e dentre elas as experiências artísticas. Entender que o cuidar e o educar são dimensões presentes e indissociáveis em todos os momentos do cotidiano dos CEIs e EMEIs e introduzir as linguagens artísticas com trocas afetivas deve ser prioridade dentro dos espaços de Educação Infantil. Por isso neste trabalho temos como prioridade mostrar como as linguagens artísticas se desenvolvem nos CEIs e nas EMEIs. Assim como também as relações das crianças com a música e como a musicalização surge na educação infantil.
Métricas
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Distribuição livre e gratuita. Leia, baixe e distribua livremente.