O CURRÍCULO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Conteúdo do artigo principal

Maria Aparecida da Silva Rocha

Resumo

Este artigo pretende buscar reflexões sobre o Currículo na educação infantil a importância da música e objetos sonoros nas Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs) e nos Centros de Educação Infantil (CEIs). A Educação Infantil vem sendo tema de inúmeras discussões que enfatizam as contribuições no desenvolvimento integral da criança de 0 a 5 anos. Sabemos que na Educação Infantil as crianças têm direito ao lúdico, à imaginação, à criação, ao acolhimento, à curiosidade, à brincadeira, à democracia, à proteção, à saúde, à liberdade, à confiança, ao respeito, à dignidade, à convivência e à interação com seus pares para a produção de culturas infantis e com os adultos, a organização do tempo e dos espaços das escolas deve privilegiar as relações entre as crianças e os adultos e proporcionar as diversas experiências e dentre elas as experiências artísticas. Entender que o cuidar e o educar são dimensões presentes e indissociáveis em todos os momentos do cotidiano dos CEIs e EMEIs e introduzir as linguagens artísticas com trocas afetivas deve ser prioridade dentro dos espaços de Educação Infantil. Por isso neste trabalho temos como prioridade mostrar como as linguagens artísticas se desenvolvem nos CEIs e nas EMEIs. Assim como também as relações das crianças com a música e como a musicalização surge na educação infantil.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
APARECIDA DA SILVA ROCHA, Maria. O CURRÍCULO NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Primeira Evolução, São Paulo, Brasil, v. 1, n. 19, p. 51–57, 2021. Disponível em: https://primeiraevolucao.com.br/index.php/R1E/article/view/130. Acesso em: 23 nov. 2024.
Seção
Artigos