AS APRENDIZAGENS E A INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Nesta pesquisa buscou-se tecer o acolhimento das crianças com necessidades especiais de aprendizagem ao investigar o histórico de crianças com dificuldades neste sentido, sendo elas portadoras de necessidades especiais. Aqui é apresentado o brincar como forma de aprendizagem, uma vez que a brincadeira se mostra um aporte para todas as crianças com dificuldades cognitivas. As particularidades que envolvem cada criança geram um desafio adicional para as escolas e psicoterapeutas, pois muitas vezes os cursos de graduação e especialização dos professores não lhes dão formação específica para a inclusão. Vivenciamos um momento em que amplamente debatemos a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais, principalmente na rede regular de ensino. A legislação é explícita quanto à obrigatoriedade em acolher e matricular todos os alunos, independentemente de suas necessidades ou diferenças. Diante desta obrigatoriedade, muitas questões emergem principalmente relacionados à família e à escola. Entretanto, deve-se pensar que só o acolhimento não seja suficiente, mas que a criança com necessidades educacionais especiais tenha condições efetivas de aprendizagem e desenvolvimento de suas potencialidades dentro da Educação Infantil. Refletindo sobre tal problemática, se considera discutir sobre o processo de inclusão como um aspecto que foca nas aprendizagens e os acompanhamentos das famílias.
Métricas
Carregando Métricas ...
Detalhes do artigo
Como Citar
APARECIDA DA SILVA ROCHA, Maria. AS APRENDIZAGENS E A INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL . Revista Primeira Evolução, São Paulo, Brasil, v. 1, n. 20, p. 75–79, 2021. Disponível em: https://primeiraevolucao.com.br/index.php/R1E/article/view/145. Acesso em: 23 nov. 2024.
Seção
Artigos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Distribuição livre e gratuita. Leia, baixe e distribua livremente.