ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE A RELAÇÕES DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Conteúdo do artigo principal

Adelina Ursula Correia de Lima

Resumo

Este artigo foi baseado em um  estudo para conclusão de curso de licenciatura que investigou um pouco sobre as relações de gênero a partir das observações de algumas crianças na faixa dos  quatro a cinco anos de idade que frequentam uma determinada Escola de Educação Infantil na rede pública Municipal de ensino de São Paulo (EMEI). O objetivo central constituiu-se em perceber como as crianças vão construindo as identidades e os papéis de gênero nas relações que estabelecem com os adultos mais próximos nos espaços educacionais. Partindo do ponto de vista de que as interações estabelecidas pelas crianças fazem parte do rol de experiências objetivas e subjetivas que vão criando as suas personalidades, bem como os papéis sociais de gênero. A pesquisa evidenciou que mesmo entre as crianças de pouca idade os papéis de gênero estão muito próximos daqueles vividos pelos adultos que convivem no mesmo contexto cultural, e as identidades de gênero são experimentadas em diversos momentos de interação entre as crianças.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
URSULA CORREIA DE LIMA, Adelina. ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE A RELAÇÕES DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Primeira Evolução, São Paulo, Brasil, v. 1, n. 22, p. 19–24, 2021. Disponível em: https://primeiraevolucao.com.br/index.php/R1E/article/view/160. Acesso em: 21 nov. 2024.
Seção
Artigos