A PEDAGOGIA DE PROJETOS E O DESENVOLVIMENTO DOS ESTUDANTES
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Resumo
A Pedagogia de Projetos está relacionada à organização de práticas pedagógicas que incentivam uma aprendizagem mais dinâmica e interativa, em que o professor é o mediador, ao mesmo tempo que tira o estudante da passividade, assumindo a posição de construtor do conhecimento. A ideia surgiu a partir de um movimento intenso a partir de pensadores como Dewey, Freinet, Kilpatrick e Decroly. No Brasil, o movimento ganhou força com Lourenço Filho e Anísio Teixeira que redigiram um documento chamado “Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova” em 1932. Junto a eles, Paschoal Leme e Cecília Meireles, em especial, deixaram de lado diferenças políticas e ideológicas para idealizar um processo de democratização da educação, o que viria a beneficiar os estudantes brasileiros mais tarde. Dessa forma, este artigo teve por objetivo realizar revisão bibliográfica a respeito das contribuições da Pedagogia de Projetos dentro do contexto escolar. Para isso, foram realizadas pesquisas a fim de aprofundar conhecimentos e conhecer a visão de diferentes autores, bem como entender a influência e as contribuições que a Pedagogia de Projetos traz para o estudante e para seu aprendizado, seu desenvolvimento social e cognitivo.
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