EXERCÍCIOS PARA CONTRIBUIR NO DESENVOLVIMENTO DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA SOMA DOS TERMOS DE UMA PROGRESSÃO GEOMÉTRICA NA 11ª CLASSE DO COMPLEXO ESCOLAR DO ENSINO ESPECIAL Nº 5.116 “MANUEL PEDRO PACAVIRA” DE NDALATANDO
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O objectivo deste trabalho é elaborar exercícios para contribuir no desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem da soma dos termos de uma progressão geométrica na 11ª classe do Complexo Escolar do Ensino Especial nº 5.116 “ Manuel Pedro Pacavira” de Ndalatando. Quanto a natureza, a pesquisa é aplicada; quanto aos objectivos, a pesquisa é descritiva; quanto ao tratamento dos dados colectados, é qualitativa e quantitativa. Os métodos utilizados são: dedutivo, indutivo, analítico, sintético e matemático-estatístico. As técnicas usadas são: a observação, a entrevista, prova pedagógica e análise documental. A população é composta por 289 alunos e 2 professores e a amostra é de 150 alunos e 2 professores. Com a aplicação dos diferentes instrumentos de recolha de dados, caracterizou-se o estado actual do processo de ensino-aprendizagem e com isso, verificou-se que os professores optam por métodos expositivos e não organizam hierarquicamente os exercícios que são expostos no quadro. Por outro lado, os alunos aprendem de forma reprodutiva, apresentando dificuldades de identificar o primeiro termo, a razão e o termo de geral de uma PG, dificuldades ao efectuar cálculos aritméticos básicos, dificuldade de diferenciar uma PG finita de uma infinita e de diferenciar uma PG de uma PA. Durante as abordagens da temática em sala de aula, os professores davam mais ênfase aos procedimentos algorítmicos, pelo que em termos didácticos, deixavam de lado exercícios que exigiam reflexões e aplicabilidade dos conhecimentos na vida prática do aluno.
Métricas
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Distribuição livre e gratuita. Leia, baixe e distribua livremente.