ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS PARA A APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DE INFÂNCIA

Conteúdo do artigo principal

Manuel Francisco da Silva
Estanislau de Sá Bartolomeu

Resumo

Este trabalho tem como objectivos gerais analisar o desenvolvimento da aprendizagem da Matemática através da metodologia do jogo e das actividades lúdicas nas crianças em contexto da educação de infância e despertar o interesse de professores sobre a construção de aprendizagens matemáticos em função de jogos e de actividades lúdicas para sustentação de aprendizagens integradas, participativas e colaborativas das crianças. Para o desenvolvimento da pesquisa, utilizou-se uma metodologia de carácter qualitativo com fontes de estudos bibliográficas, fundamentadas em autores que indicam a importância de estratégias pedagógicas para a aprendizagem da matemática na educação de infância. Nesta linha de pensamento, enfatiza-se o conhecimento e dedicação do professor como um pilar ideal para uma inserção correcta do lúdico e jogos no ensino e aprendizagem da Matemática, levando sempre em consideração o tempo de maturação de cada criança, incentivando-a durante o desenvolvimento de cada actividade e dando-a a liberdade de expressar seus sentimentos e emoções. Ao utilizar actividades lúdicas e jogos tradicionais na sala de aulas, o professor consegue criar o vínculo afectivo e emocional e ganhar a confiança de seus alunos, despertando-lhes o desejo de aprender e reaprender, além de enaltecer seus conhecimentos prévios, transformando a sala de aula num espaço que contextualize o conteúdo, dando ênfase ao dia-a-dia da criança.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
DA SILVA, Manuel Francisco; DE SÁ BARTOLOMEU, Estanislau. ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS PARA A APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DE INFÂNCIA. Revista Primeira Evolução, São Paulo, Brasil, v. 1, n. 34, p. 43–49, 2022. Disponível em: https://primeiraevolucao.com.br/index.php/R1E/article/view/351. Acesso em: 23 nov. 2024.
Seção
Artigos