ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS PARA A APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DE INFÂNCIA
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este trabalho tem como objectivos gerais analisar o desenvolvimento da aprendizagem da Matemática através da metodologia do jogo e das actividades lúdicas nas crianças em contexto da educação de infância e despertar o interesse de professores sobre a construção de aprendizagens matemáticos em função de jogos e de actividades lúdicas para sustentação de aprendizagens integradas, participativas e colaborativas das crianças. Para o desenvolvimento da pesquisa, utilizou-se uma metodologia de carácter qualitativo com fontes de estudos bibliográficas, fundamentadas em autores que indicam a importância de estratégias pedagógicas para a aprendizagem da matemática na educação de infância. Nesta linha de pensamento, enfatiza-se o conhecimento e dedicação do professor como um pilar ideal para uma inserção correcta do lúdico e jogos no ensino e aprendizagem da Matemática, levando sempre em consideração o tempo de maturação de cada criança, incentivando-a durante o desenvolvimento de cada actividade e dando-a a liberdade de expressar seus sentimentos e emoções. Ao utilizar actividades lúdicas e jogos tradicionais na sala de aulas, o professor consegue criar o vínculo afectivo e emocional e ganhar a confiança de seus alunos, despertando-lhes o desejo de aprender e reaprender, além de enaltecer seus conhecimentos prévios, transformando a sala de aula num espaço que contextualize o conteúdo, dando ênfase ao dia-a-dia da criança.
Métricas
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Distribuição livre e gratuita. Leia, baixe e distribua livremente.