AS INTERVENÇÕES PSICOPEDAGÓGICAS NAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGENS

Conteúdo do artigo principal

Cibele Vieira dos Santos Alves

Resumo

Esta pesquisa busca investigar como as intervenções psicopedagógicas podem auxiliar a criança com dificuldades de aprendizagem, buscando analisar o papel do professor frente ao desafio de identificar a criança que de fato necessita de um acompanhamento psicopedagógico. Sabe-se que as dificuldades de aprendizagem muitas vezes passam despercebidas até certa idade, é o olhar acentuado de um profissional especializado que consegue identificar reais necessidades e pontuar fatores que podem auxiliar a criança a melhor desenvolver suas habilidades e competências. Investigar como o Psicopedagogo pode intervir para auxiliar as crianças com essas dificuldades é de grande relevância para este estudo, que se deu por meio de uma revisão de bibliografia amparada por importantes autores que abordam em seus estudos assuntos relacionados às dificuldades de aprendizagem e ao papel do psicopedagogo. Foi possível perceber que atividades individuais contribuem para uma melhoria na concentração e consequentemente no processo de ensino de aprendizagem da criança. E também consiste em discutir sobre a importância do psicopedagogo enquanto mediador nos processos educativos que acontecem no contexto escolar. A investigação visou identificar a importância de um trabalho do psicopedagogo qualificado e voltado para o processo do desenvolvimento da aprendizagem de crianças do ensino fundamental. A ênfase na reflexão e construção do mesmo instrumento buscou entrelaçar a constituição de veículos de qualidade no desenvolvimento, na aprendizagem e na intervenção do psicopedagogo; considerando a aprendizagem como um processo articulado entre: o momento do aprendiz, a sua história e as suas possibilidades sob os aspectos cognitivo, afetivo e social. Dessa forma, as fontes metodológicas utilizadas neste artigo exprimem a ideologia de grandes estudiosos da área como, Paulo Freire, Adriano Holanda Furtado Holanda, José Carlos Libâneo, Tereza Lima, Antônio Zabala, Maurice Tardif e Ana Rita Silva Almeida.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
VIEIRA DOS SANTOS ALVES, Cibele. AS INTERVENÇÕES PSICOPEDAGÓGICAS NAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGENS. Revista Primeira Evolução, São Paulo, Brasil, v. 1, n. 33, p. 43–50, 2022. Disponível em: https://primeiraevolucao.com.br/index.php/R1E/article/view/332. Acesso em: 21 nov. 2024.
Seção
Artigos