O DESENHO UNIVERSAL DA APRENDIZAGEM (DUA) E ESTRATÉGIAS PARA UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Conteúdo do artigo principal

Tânia Maria Pereira Castro

Resumo

No Brasil, a necessidade de atender aos estudantes com deficiência para que uma efetiva inclusão aconteça, envolve na atualidade entre outras questões, a possibilidade do uso do Desenho Universal da Aprendizagem (DUA), como ferramenta de ensino. Nesta perspectiva, os estudantes com deficiência precisam ser compreendidos e respeitados em suas especificidades, necessitando de recursos planejados e metodologias flexibilizadas para o seu desenvolvimento, através de diferentes estratégias e a oferta de oportunidades, respeitando o tempo de aprendizagem que cada um possui. Desta forma, o presente projeto de Mestrado trata-se de natureza teórico-empírica, através de pesquisa qualitativa sobre o tema, com a finalidade de discutir sobre a aplicação do DUA, na sala de ensino regular compreendendo o desenvolvimento educacional desses estudantes em especial. Pretende-se desta forma, investigar o referido tema a partir de pesquisas, além do desenvolvimento de um produto educacional que possa ser utilizado pelos professores, contendo estratégias e intervenções que sejam eficazes a todos os estudantes.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
CASTRO, Tânia Maria Pereira. O DESENHO UNIVERSAL DA APRENDIZAGEM (DUA) E ESTRATÉGIAS PARA UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA. Revista Primeira Evolução, São Paulo, Brasil, v. 1, n. 39, p. 85–91, 2023. Disponível em: https://primeiraevolucao.com.br/index.php/R1E/article/view/409. Acesso em: 23 nov. 2024.
Seção
Artigos