O TEA E OS CAMINHOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Conteúdo do artigo principal

Solange Hitomi Kurozaki

Resumo

A integração escolar dos alunos com TEA assume cada vez mais importância no panorama educativo, sendo o papel do professor de apoio crucial neste processo. Este estudo qualitativo, realizado por meio de revisão bibliográfica, busca investigar o papel do professor de apoio na promoção da inclusão escolar de alunos com TEA, tendo como objetivos específicos: explorar a atuação do professor de apoio no ensino aprendizagem;  examinar a abordagem pedagógica na perspectiva da educação inclusiva; identificar os componentes-chave do trabalho do professor de apoio no contexto da inclusão escolar e avaliar o papel do professor de apoio como mediador no ambiente escolar. O educador de apoio colabora com o professor responsável pela sala de aula e com o Serviço de Atendimento Educacional Especializado, auxiliando na compreensão das características dos alunos com deficiência e eliminando obstáculos que dificultam a inclusão no ambiente escolar. Os resultados deste estudo indicam que a prática inclusiva vai além da diferenciação entre os alunos e envolve a compreensão dos fatores socioculturais que interagem para produzir diferenças individuais, como biologia, cultura, família e escola. A prática inclusiva abrange também a análise da contribuição relativa destes fatores na determinação de respostas adequadas às dificuldades enfrentadas pelos alunos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
KUROZAKI, Solange Hitomi. O TEA E OS CAMINHOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA. Revista Primeira Evolução, São Paulo, Brasil, v. 1, n. 47, p. 157–168, 2023. Disponível em: https://primeiraevolucao.com.br/index.php/R1E/article/view/512. Acesso em: 23 nov. 2024.
Seção
Artigos