O TEA E OS CAMINHOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A integração escolar dos alunos com TEA assume cada vez mais importância no panorama educativo, sendo o papel do professor de apoio crucial neste processo. Este estudo qualitativo, realizado por meio de revisão bibliográfica, busca investigar o papel do professor de apoio na promoção da inclusão escolar de alunos com TEA, tendo como objetivos específicos: explorar a atuação do professor de apoio no ensino aprendizagem; examinar a abordagem pedagógica na perspectiva da educação inclusiva; identificar os componentes-chave do trabalho do professor de apoio no contexto da inclusão escolar e avaliar o papel do professor de apoio como mediador no ambiente escolar. O educador de apoio colabora com o professor responsável pela sala de aula e com o Serviço de Atendimento Educacional Especializado, auxiliando na compreensão das características dos alunos com deficiência e eliminando obstáculos que dificultam a inclusão no ambiente escolar. Os resultados deste estudo indicam que a prática inclusiva vai além da diferenciação entre os alunos e envolve a compreensão dos fatores socioculturais que interagem para produzir diferenças individuais, como biologia, cultura, família e escola. A prática inclusiva abrange também a análise da contribuição relativa destes fatores na determinação de respostas adequadas às dificuldades enfrentadas pelos alunos.
Métricas
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Distribuição livre e gratuita. Leia, baixe e distribua livremente.