ALFABETIZAR E LETRAR: AÇÕES COMPLEMENTARES NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Conteúdo do artigo principal

Solange Hitomi Kurozaki

Resumo

Alfabetizar e letrar são ações intrínsecas e essenciais ao que se refere ao ato de educar. Tanto os termos alfabetizar quanto o letrar surgiu a partir do momento que o homem necessitou ampliar os seus conhecimentos. O objetivo deste estudo é analisar as ações complementares na Educação infantil sobre alfabetizar e letrar. O termo alfabetizar já vem de tempos remotos, ganhando apenas novos direcionamentos, porém o termo letramento adentrou em nosso vocabulário e no dia a dia da vida dos educadores a partir de 1986 quando as discussões sobre a Educação passaram a ser mais constantes. Alfabetizar e letrar são ações que fortalecem uma a outra, porém de conceituações diferentes. Um ser alfabetizado fará apenas ações básicas: ler, escrever e compreender, enquanto que o ser letrado é aquele que além das capacidades de ler, escrever e compreender, ele junta todas as ações e as utiliza nas situações do dia a dia. A partir das definições explicitadas, podemos observar que mesmo sendo ações complementares uma da outra, elas possuem funções e significações diferentes. É muito importante que os professores, principalmente os da Educação Infantil vinculem as definições e suas peculiaridades em seu trabalho pedagógico, realizando um trabalho de forma planificada em prol de uma aprendizagem significativa.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
KUROZAKI, Solange Hitomi. ALFABETIZAR E LETRAR: AÇÕES COMPLEMENTARES NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Primeira Evolução, São Paulo, Brasil, v. 1, n. 48, p. 83–91, 2024. Disponível em: https://primeiraevolucao.com.br/index.php/R1E/article/view/521. Acesso em: 21 nov. 2024.
Seção
Artigos