A EVASÃO ESCOLAR NAS ESCOLAS PÚBLICAS DURANTE A PANDEMIA DO COVID-19
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A educação no Brasil é essencial para o progresso social e cidadania, porém enfrenta desafios como disparidades regionais, falta de recursos e problemas na valorização dos educadores, com a pandemia de Covid-19 essas questões foram agravadas, pois com o fechamento de escolas e a transição para o ensino à distância afetando desigualmente alunos de baixa renda, essa realidade intensificou a desistência escolar, um problema grave que limita oportunidades e perpetua a desigualdade, exigindo políticas públicas eficazes para seu enfrentamento. Visando entender melhor esse contexto, este estudo questiona quais foram os fatores principais que levaram ao crescimento da desistência escolar durante a pandemia de Covid-19 entre 2020 e 2022? Nesse sentido, o estudo teve como objetivo geral identificar os principais aspectos que motivaram a evasão escolar neste período. Como percurso metodológico, utilizou-se o método de pesquisa de revisão bibliográfica na modalidade qualitativa, analisando literatura relacionada ao tema indexada em bases de dados científicas. Os resultados indicam que a transição abrupta para o ensino remoto, a falta de acesso a recursos tecnológicos e a instabilidade socioeconômica gerada pela crise sanitária foram os principais fatores que contribuíram para a evasão escolar.
Métricas
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Distribuição livre e gratuita. Leia, baixe e distribua livremente.