O PAPEL DO PSICOPEDAGOGO NA RESOLUÇÃO DOS PROBLEMAS DE APRENDIZAGENS DOS ALUNOS DO COLÉGIO JOÃO PAULO II EM VIANA
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Resumo
O presente artigo tem como objectivo compreender o papel do psicopedagogo na resolução dos problemas de aprendizagem dos alunos do colégio João Paulo II em Viana e, com isso buscar elementos motivacionais para sua aprendizagem. Faz-se finca pé a análise que se prende no fundamento do documento sobre a Lei 32/20, tal documento defende que as escolas devem prevenir as dificuldades de aprendizagem dos alunos e para isso, é essencial ter na instituição um psicólogo educacional, a fim de entender o processo que leva o ser humano a assimilar e construir conhecimento. Ele trabalhará com os processos de aprendizagem; assim como, as dificuldades e limitações inerentes, decifrando a origem dos problemas apresentados, que pode ser social, físico ou emocional. A partir dos apontamentos levantados procurou-se abordar também assuntos pertinentes, sobretudo aqueles que estão relacionados às dificuldades de aprendizagem, assim como os factores a ter em conta na intervenção do orientador vocacional no processo de alinhamento dos indicadores de qualidade da educação. Para todos os efeitos, foi necessário reafirmar e debater sobre a função do psicólogo educacional, enquanto facilitador e moderador do processo, bem como analisar a importância dos profissionais da educação nas acções práticas e pedagógicas. A metodologia será por meio de pesquisa bibliográfica, utilizada para análise dos conceitos relacionados a essa problemática. Assim, concluir que «para ensinar o professor precisa estimular os alunos», tal excitação vai permitir com que os alunos busquem êxitos, ganhem preferência por situações competitivas. Todavia, ele precisará ser sociável com os outros, tal acção lhe dará oportunidades para dar sequência as suas próprias iniciativas outorgando assim, a resiliência escolar.
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