O CONTRIBUTO DA FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO NO EMPODERAMENTO SOCIAL DA MULHER

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Faustino Moma Tchipesse

Resumo

A igualdade, enquanto for caracterizado como valor universal, assumirá uma plêide de dimensões, sendo uma delas a igualdade entre os géneros. Por outro lado a sociedade assume cada vez mais igualdade sobre a eminente dignidade da pessoa humana, sem olhar o género como factor discriminatório. Todavia, a mera observação filosófica vai além de uma presunção e, revela que não existe, ainda neste contexto um padrão universal, sobre os princípios a ter em conta na afirmação da mulher. Durante a nossa abordagem verificamos que, permanecem sinais perturbadores de fragilidade para os quais cumpre olhar atentamente. O nosso objectivo consiste em compreender o contributo da filosofia da educação no empoderamento social da mulher a luz do contexto angolano. Também comprometemo-nos a reflectir criticamente sobre os factores que explicam a persistência da descriminação fundada na mulher. No final identificamos os principais desafios do género feminino no emponderamento social. Nestes termos a filosofia, leva-nos a reflexão sobre a nova moral e, descreve com rigor, os principais preconceitos estabelecidos contra alguns sectores marginalizados ou perseguidos, como as mulheres. Acreditamos que com esse manuscrito, será possível reformar profundamente o pensamento da sociedade e, com isso, desconstruir a ideia comum de que o domínio masculino foi sempre pacífico e universalmente aceite.

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Como Citar
MOMA TCHIPESSE, Faustino. O CONTRIBUTO DA FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO NO EMPODERAMENTO SOCIAL DA MULHER. Revista Primeira Evolução, São Paulo, Brasil, v. 1, n. 17, p. 49–55, 2021. Disponível em: https://primeiraevolucao.com.br/index.php/R1E/article/view/84. Acesso em: 21 nov. 2024.
Seção
Artigos