A ESCUTA A PARTIR DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E DO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO INFANTIL DA CIDADE DE SÃO PAULO
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O presente artigo tem por finalidade discutir a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o documento orientador da Rede Municipal de Ensino da Prefeitura de São Paulo, o Currículo da Cidade, com base na escuta sensível enquanto ferramenta pedagógica para o processo de ensino e aprendizagem ao longo da Educação Infantil. A BNCC em si, traz um currículo dinamizador e orientador, dentre eles, podendo-se destacar o campo: escuta, fala, pensamento e imaginação, o que vem trabalhar entre outras questões a escuta sensível nessa fase tão peculiar. Assim, a ideia é tornar a criança como protagonista do seu próprio conhecimento. A discussão sobre o tema foi realizada a partir de revisão bibliográfica a respeito do assunto. Os resultados encontrados demonstraram que a escuta sensível deve ocorrer a partir de experiências baseadas em uma filosofia singular na Educação Infantil, onde a criança é vista como sujeito ativo de suas capacidades, a fim de torná-la protagonista e autônoma em relação ao seu conhecimento
Documentação Pedagógica. Educação Infantil. Escuta. Reggio Emilia.
Métricas
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Distribuição livre e gratuita. Leia, baixe e distribua livremente.