O CINEMA COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO PARA EMANCIPAÇÃO DOS ESTUDANTES
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O presente artigo tem como objetivo apresentar as potencialidades do cinema como instrumento pedagógico na formação de cidadãos críticos e reflexivos. Diante das novas tecnologias, a sétima arte apresenta-se como fator capaz de romper com o ensino tradicional, além de ser utilizada como elemento sensibilizador na introdução de temas essenciais e presentes no conteúdo curricular. Busca-se com isso ampliar a capacidade de comunicação e argumentação dos estudantes, conduzindo-os à reflexão. Encontra-se presente no texto também uma análise sobre parte da sociedade enxergar o cinema como uma arte de menor valor, pelo fato de muitas obras terem apenas um caráter mercadológico, sem a preocupação de transmitir uma mensagem que cause impacto audiovisual para levar o ser ao ato de pensar. O artigo propõe a ressaltar os elementos que fazem do cinema uma nutrição estética com caráter emancipatório, que trabalha a expansão da visão de mundo dos sujeitos. Por fim, aborda a relevância das obras fílmicas para a formação integral dos estudantes.
Métricas
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Distribuição livre e gratuita. Leia, baixe e distribua livremente.