O CINEMA COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO PARA EMANCIPAÇÃO DOS ESTUDANTES

Conteúdo do artigo principal

Monika Shinkarenko

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar as potencialidades do cinema como instrumento pedagógico na formação de cidadãos críticos e reflexivos. Diante das novas tecnologias, a sétima arte apresenta-se como fator capaz de romper com o ensino tradicional, além de ser utilizada como elemento sensibilizador na introdução de temas essenciais e presentes no conteúdo curricular. Busca-se com isso ampliar a capacidade de comunicação e argumentação dos estudantes, conduzindo-os à reflexão. Encontra-se presente no texto também uma análise sobre parte da sociedade enxergar o cinema como uma arte de menor valor, pelo fato de muitas obras terem apenas um caráter mercadológico, sem a preocupação de transmitir uma mensagem que cause impacto audiovisual para levar o ser ao ato de pensar. O artigo propõe a ressaltar os elementos que fazem do cinema uma nutrição estética com caráter emancipatório, que trabalha a expansão da visão de mundo dos sujeitos. Por fim, aborda a relevância das obras fílmicas para a formação integral dos estudantes.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
SHINKARENKO, Monika. O CINEMA COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO PARA EMANCIPAÇÃO DOS ESTUDANTES . Revista Primeira Evolução, São Paulo, Brasil, v. 1, n. 30, p. 69–73, 2022. Disponível em: https://primeiraevolucao.com.br/index.php/R1E/article/view/278. Acesso em: 21 nov. 2024.
Seção
Artigos