O LETRAMENTO E DESENVOLVIMENTO DOS ESTUDANTES NO ENSINO FUNDAMENTAL
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O presente artigo discute sobre a importância da alfabetização e do letramento durante os anos iniciais do Ensino Fundamental, uma vez que quanto mais cedo forem trabalhados a leitura e a escrita, maior será o desenvolvimento dos estudantes ao longo da Educação Básica. A alfabetização e o letramento a partir do contexto histórico do Brasil, iniciaram-se por volta da década de 1880, tendo como marco principal o ano de 2012, a partir da implementação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Desta forma, existe a necessidade de discutir sobre o tema já que os índices de provas municipais, estaduais, nacionais e internacionais indicaram que o Brasil tem sérias dificuldades em alfabetizar seus estudantes. Assim, o presente estudo tem por objetivo discutir o processo de alfabetização e letramento nos dias atuais, bem como realizar um levantamento bibliográfico a fim de levantar as principais questões e desafios que permeiam o tema. A metodologia utilizada foi a qualitativa com base em revisão bibliográfica. Os resultados encontrados indicaram que quando o professor alfabetizador valoriza os conhecimentos prévios dos estudantes, desenvolve o comportamento leitor e o procedimento escritor ao longo de uma sequência didática, facilita o processo de aprendizagem.
Métricas
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Distribuição livre e gratuita. Leia, baixe e distribua livremente.