CURRÍCULO E AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS E TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A presente pesquisa se desenvolve a partir da investigação bibliográfica, acerca do tema do currículo educacional em articulação com os processos avaliativos, na dimensão dos direitos às aprendizagens. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, a qual tem por abordagem de análise a psicologia histórico-cultural e a pedagogia histórico-crítica. O objetivo central da pesquisa, a análise e comparação entre as tendências pedagógicas liberal e libertadora/libertária, de modo a compreender a importância das diferentes concepções pedagógicas críticas presentes nos currículos e avaliações. Nessa direção, foi possível reconhecer a importância das concepções crítico-reflexivas de educação que consideram e respeitam o contexto sócio-histórico dos educandos em seus processos de aprendizagem e desenvolvimento.
Métricas
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Distribuição livre e gratuita. Leia, baixe e distribua livremente.