CURRÍCULO E AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS E TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS

Conteúdo do artigo principal

Rosângela Adelina dos Santos Oliveira

Resumo

A presente pesquisa se desenvolve a partir da investigação bibliográfica, acerca do tema do currículo educacional em articulação com os processos avaliativos, na dimensão dos direitos às aprendizagens. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, a qual tem por abordagem de análise a psicologia histórico-cultural e a pedagogia histórico-crítica. O objetivo central da pesquisa, a análise e comparação entre as tendências pedagógicas liberal e libertadora/libertária, de modo a compreender a importância das diferentes concepções pedagógicas críticas presentes nos currículos e avaliações. Nessa direção, foi possível reconhecer a importância das concepções crítico-reflexivas de educação que consideram e respeitam o contexto sócio-histórico dos educandos em seus processos de aprendizagem e desenvolvimento.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
OLIVEIRA , Rosângela Adelina dos Santos. CURRÍCULO E AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS E TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS. Revista Primeira Evolução, São Paulo, Brasil, v. 1, n. 39, p. 75–84, 2023. Disponível em: https://primeiraevolucao.com.br/index.php/R1E/article/view/408. Acesso em: 21 nov. 2024.
Seção
Artigos