AQUISIÇÃO DA ESCRITA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este estudo faz uma análise a respeito da alfabetização e do lúdico nos espaços escolares. Para tanto, perpassa, pelo entendimento etimológico do termo, com o propósito de melhor compreender sua evolução até os tempos atuais. E assim, torna-se possível observar que vivenciamos um novo tempo em relação a concepção elitista que perpassava através dos séculos. E seguimos apresentando a etimologia da palavra verso que possibilita o entendimento da literatura numa perspectiva mais aberta, onde a arte literária torna-se um espaço de imaginação, do lúdico e da liberdade. A alfabetização constituída por uma linguagem lúdica, que permite à criança exercitar a imaginação criadora, compreender o sentido conotativo impresso nos diversos textos, portanto torna-se necessário que o professor no espaço da escola institua a experiência de alfabetização, promovendo situações onde os alunos possam compartilhar suas percepções e de algum modo criar laços interativos com a comunidade a qual pertence. Portanto, os professores que atuam em salas de aulas com crianças devem repensar as suas análises em relação à construção da linguagem e alfabetização.
Métricas
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Distribuição livre e gratuita. Leia, baixe e distribua livremente.