A FORMAÇÃO INTEGRAL DO CIDADÃO E A RECUPERAÇÃO CONTÍNUA

Conteúdo do artigo principal

Fernanda dos Santos Ikier

Resumo

A educação completa e abrangente do indivíduo é um tema recorrente em várias esferas associadas ao progresso das nações, onde se defende um ensino voltado para a competitividade com princípios que protegem a humanidade com dignidade. Em outras palavras, a educação deve ser direcionada para um crescimento sustentável, em vez de continuarmos presos aos padrões de desenvolvimento típicos da modernidade, que, embora tragam vantagens, também podem causar danos à sociedade. Da mesma forma, a educação deve ser fundamentada em conhecimentos, princípios, comportamentos e competências que promovam a construção de uma cultura de paz e democracia. Dentro dessas perspectivas, a Reforma do Sistema Educacional Brasileiro, como os programas dos CEUs, propõe promover alterações significativas que resultem na formação de poder praticar princípios como liberdade, tolerância, solidariedade, honestidade, amor à vida, responsabilidade e justiça. Portanto, na Educação Básica, busca-se o desenvolvimento completo dos alunos através da formação de hábitos e comportamentos dos mesmos, a fim de promover uma melhor adaptação ao seu ambiente familiar, social e natural. 

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
IKIER, Fernanda dos Santos. A FORMAÇÃO INTEGRAL DO CIDADÃO E A RECUPERAÇÃO CONTÍNUA. Revista Primeira Evolução, São Paulo, Brasil, v. 1, n. 46, p. 61–68, 2023. Disponível em: https://primeiraevolucao.com.br/index.php/R1E/article/view/495. Acesso em: 23 nov. 2024.
Seção
Artigos