O CONSUMO ALIMENTAR INFANTIL E AS INFLUÊNCIAS DO MARKETING

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Fernanda dos Santos Ikier

Resumo

A infância representa uma fase crítica para o estabelecimento de hábitos alimentares, sendo essencial que as famílias introduzam alimentos saudáveis, criando memórias afetivas associadas a eles. As crianças, devido ao menor senso crítico e maior exposição a propagandas, são mais suscetíveis à influência da mídia em comparação aos adultos. Essa influência contribui para o aumento do consumo de alimentos ultraprocessados, que, por sua vez, está correlacionado com taxas crescentes de obesidade e sobrepeso infantil. O presente estudo tem como objetivo principal identificar como a mídia exerce impacto sobre o consumo alimentar infantil. O trabalho consiste em uma revisão bibliográfica, utilizando os descritores consumo alimentar, publicidade, infância, introdução alimentar e marketing alimentar. Destaca-se o aumento da ingestão ultraprocessados no consumo alimentar de crianças ​​e seus efeitos adversos na saúde. Além disso, salienta-se que o aumento no consumo não se restringe apenas à renda familiar, mas também envolve fatores sociais. Como resposta a esses desafios, o governo implementou programas de conscientização, incluindo o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), o Bolsa Família e o Meu Pratinho Saudável. A mídia exerce uma influência significativa no consumo alimentar infantil, dada a capacidade cognitiva diminuída das crianças devido à sua imaturidade.

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Como Citar
IKIER, Fernanda dos Santos. O CONSUMO ALIMENTAR INFANTIL E AS INFLUÊNCIAS DO MARKETING. Revista Primeira Evolução, São Paulo, Brasil, v. 1, n. 47, p. 93–99, 2023. Disponível em: https://primeiraevolucao.com.br/index.php/R1E/article/view/511. Acesso em: 3 dez. 2024.
Seção
Artigos