AS PRÁTICAS DOCENTES NA EDUCAÇÃO INFANTIL

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Nilma Aparecida Gonçalves Bernardes

Resumo

Este artigo tem como propósito compreender a importância das práticas educacionais no processo de ensino-aprendizagem, por meio da expressão criativa, diversão e atividades. O método utilizado baseia-se em uma pesquisa bibliográfica, fundamentada em autores que apoiam esse tema. A atividade lúdica é um elemento que tem contribuído para a formação de indivíduos e sociedades. É uma prática intrínseca ao ser humano, relacionada à alegria, espiritualidade e variedade. Reconhece-se a sua relevância no processo educativo, pois é considerada uma atividade didática que promove o desenvolvimento cognitivo, afetivo e comunicativo, aspectos cruciais na construção social do conhecimento. No campo do ensino e aprendizagem das ciências, os resultados de várias pesquisas indicam que o brincar estimula a criatividade, o espírito investigativo e desperta a curiosidade em relação ao desconhecido, o que é essencial para gerar questionamentos. Devido à importância do aspecto lúdico na aprendizagem, este artigo revisa alguns elementos que devem ser considerados ao incluir atividades recreativas em uma estratégia educacional, com o objetivo de promover a construção do conhecimento científico no contexto escolar das ciências naturais.

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Como Citar
BERNARDES , Nilma Aparecida Gonçalves. AS PRÁTICAS DOCENTES NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Primeira Evolução, São Paulo, Brasil, v. 1, n. 49, p. 87–94, 2024. Disponível em: https://primeiraevolucao.com.br/index.php/R1E/article/view/534. Acesso em: 19 maio. 2024.
Seção
Artigos