A PSICOPEDAGOGIA E SUAS CONTRIBUIÇÕES DESDE A TENRA IDADE

Conteúdo do artigo principal

Andressa Talita de Lara

Resumo

Esse artigo pretende mostrar as contribuições da Psicopedagogia desde a tenra idade. A psicopedagogia experimentou um grande desenvolvimento científico desde o século XX como resultado da integração disciplinar da psicologia e da pedagogia. Contudo, os problemas epistemológicos de suas práticas profissionais e de pesquisa não têm sido levados em consideração na literatura científica devido à sua complexidade teórica, à atenção insuficiente por parte dos profissionais que pesquisam nesta disciplina e talvez por subestimarem os problemas teóricos gerais das ciências. A educação nos primeiros três anos de vida coloca-se como um desafio: em primeiro lugar, ir além de uma abordagem de bem-estar, que se centra na satisfação das necessidades básicas da infância, como nutrição, saúde e cuidados infantis, e em segundo lugar, pela necessidade de serviços de qualidade para o cuidado e educação desta população. Para tanto, é necessária a elaboração de propostas de trabalho pedagógico que proporcionem aos meninos e às meninas, nesta fase da vida, possibilidades de ensino e aprendizagem de acordo com as suas necessidades e interesses. Dessa forma, a psicopedagogia é uma forte aliada para se trabalhar com as crianças na Educação Infantil.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
LARA, Andressa Talita de. A PSICOPEDAGOGIA E SUAS CONTRIBUIÇÕES DESDE A TENRA IDADE. Revista Primeira Evolução, São Paulo, Brasil, v. 1, n. 50, p. 37–44, 2024. Disponível em: https://primeiraevolucao.com.br/index.php/R1E/article/view/543. Acesso em: 23 nov. 2024.
Seção
Artigos