A PSICOPEDAGOGIA E SUAS CONTRIBUIÇÕES DESDE A TENRA IDADE
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Esse artigo pretende mostrar as contribuições da Psicopedagogia desde a tenra idade. A psicopedagogia experimentou um grande desenvolvimento científico desde o século XX como resultado da integração disciplinar da psicologia e da pedagogia. Contudo, os problemas epistemológicos de suas práticas profissionais e de pesquisa não têm sido levados em consideração na literatura científica devido à sua complexidade teórica, à atenção insuficiente por parte dos profissionais que pesquisam nesta disciplina e talvez por subestimarem os problemas teóricos gerais das ciências. A educação nos primeiros três anos de vida coloca-se como um desafio: em primeiro lugar, ir além de uma abordagem de bem-estar, que se centra na satisfação das necessidades básicas da infância, como nutrição, saúde e cuidados infantis, e em segundo lugar, pela necessidade de serviços de qualidade para o cuidado e educação desta população. Para tanto, é necessária a elaboração de propostas de trabalho pedagógico que proporcionem aos meninos e às meninas, nesta fase da vida, possibilidades de ensino e aprendizagem de acordo com as suas necessidades e interesses. Dessa forma, a psicopedagogia é uma forte aliada para se trabalhar com as crianças na Educação Infantil.
Métricas
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Distribuição livre e gratuita. Leia, baixe e distribua livremente.