EDUCAÇÃO ESPECIAL: A INCLUSÃO COMO DESAFIO

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Andressa Talita de Lara

Resumo

Esse artigo tem como objetivo analisar a Educação Especial e a Inclusão como um desafio que muitas escolas e educadores estão percorrendo. Até a primeira metade deste século, o panorama educacional foi dominado pelo que poderíamos chamar de um conceito dualista de educação: o ensino regular e a educação especial. Sob esta perspectiva as pessoas eram deficientes por causas exclusivamente orgânicas, produzidas por distúrbios do desenvolvimento, o que dificilmente poderia ser modificado. Neste sentido, a classificação tinha como objetivo definir qual o melhor lugar para cada aluno, no sentido de compor as classes mais homogêneas possível. A classificação e a rotulação dos alunos possibilitavam a formação de classes homogêneas. A capacidade e a possibilidade de êxito dividia os alunos entre os normais e outra categoria, dos deficientes, para a qual foram criadas as classes e escolas especiais, Deste modo, foi se configurando um sistema tangencial de educação, a especial.

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Como Citar
LARA, Andressa Talita de. EDUCAÇÃO ESPECIAL: A INCLUSÃO COMO DESAFIO. Revista Primeira Evolução, São Paulo, Brasil, v. 1, n. 51, p. 35–41, 2024. Disponível em: https://primeiraevolucao.com.br/index.php/R1E/article/view/567. Acesso em: 19 maio. 2024.
Seção
Artigos