DECOLONIALIDADE DO CURRÍCULO NA FORMAÇÃO ANTIRRACISTA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este artigo aborda a urgência de decolonizar o currículo na formação de professores da educação infantil, buscando torná-lo mais inclusivo e sensível às questões raciais. Explora estratégias para integrar uma perspectiva antirracista na educação infantil e promover a emancipação do currículo através de uma abordagem humanista. Apesar dos avanços legislativos, a educação infantil ainda carece de inclusão da história e cultura afro-brasileira e indígena, perpetuando estigmas e silenciamentos. Utilizando métodos qualitativos e exploratórios, a artigo busca compreender e propor soluções para as questões étnico-raciais na educação das crianças pequenas, visando uma sociedade mais inclusiva e igualitária desde a infância, bem como a implementação efetiva de políticas de Educação Antirracista, contribuindo para uma educação mais sensível e respeitosa à diversidade étnico-racial.
Métricas
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Distribuição livre e gratuita. Leia, baixe e distribua livremente.