DECOLONIALIDADE DO CURRÍCULO NA FORMAÇÃO ANTIRRACISTA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL

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Angelita Aparecida Ferreira Gebin

Resumo

Este artigo aborda a urgência de decolonizar o currículo na formação de professores da educação infantil, buscando torná-lo mais inclusivo e sensível às questões raciais. Explora estratégias para integrar uma perspectiva antirracista na educação infantil e promover a emancipação do currículo através de uma abordagem humanista. Apesar dos avanços legislativos, a educação infantil ainda carece de inclusão da história e cultura afro-brasileira e indígena, perpetuando estigmas e silenciamentos. Utilizando métodos qualitativos e exploratórios, a artigo busca compreender e propor soluções para as questões étnico-raciais na educação das crianças pequenas, visando uma sociedade mais inclusiva e igualitária desde a infância, bem como a implementação efetiva de políticas de Educação Antirracista, contribuindo para uma educação mais sensível e respeitosa à diversidade étnico-racial.

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Como Citar
GEBIN, Angelita Aparecida Ferreira. DECOLONIALIDADE DO CURRÍCULO NA FORMAÇÃO ANTIRRACISTA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Primeira Evolução, São Paulo, Brasil, v. 1, n. 50, p. 45–53, 2024. Disponível em: https://primeiraevolucao.com.br/index.php/R1E/article/view/544. Acesso em: 6 maio. 2024.
Seção
Artigos