RECONHECIMENTO E VALORIZAÇÃO DA INFÂNCIA INDÍGENA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ABORDAGEM INTERCULTURAL

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Angelita Aparecida Ferreira Gebin

Resumo

O artigo destaca a importância da prática pedagógica na educação infantil, enfatizando o reconhecimento e valorização das vivências, culturas e tradições das crianças indígenas. Propõe a promoção do diálogo entre diferentes culturas na sala de aula e para além da inclusão de elementos indígenas nas atividades educativas, proporcionar aos pequenos as experiências significativas da infância indígena. Destaca-se a interculturalidade ao valorizar a diversidade das crianças indígenas, a integração das experiências da infância urbana com a indígena é vista como crucial para desconstruir conceitos tradicionais e promover uma visão mais cultural e respeitosa da diversidade na educação infantil. A metodologia da pesquisa foi bibliográfica, visando refletir sobre o reconhecimento das experiências das infâncias indígenas e a desconstrução de paradigmas tradicionais desde cedo, em prol da interculturalidade na Educação Infantil.

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Como Citar
GEBIN, Angelita Aparecida Ferreira. RECONHECIMENTO E VALORIZAÇÃO DA INFÂNCIA INDÍGENA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ABORDAGEM INTERCULTURAL. Revista Primeira Evolução, São Paulo, Brasil, v. 1, n. 51, p. 43–50, 2024. Disponível em: https://primeiraevolucao.com.br/index.php/R1E/article/view/568. Acesso em: 19 maio. 2024.
Seção
Artigos