RECONHECIMENTO E VALORIZAÇÃO DA INFÂNCIA INDÍGENA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ABORDAGEM INTERCULTURAL
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O artigo destaca a importância da prática pedagógica na educação infantil, enfatizando o reconhecimento e valorização das vivências, culturas e tradições das crianças indígenas. Propõe a promoção do diálogo entre diferentes culturas na sala de aula e para além da inclusão de elementos indígenas nas atividades educativas, proporcionar aos pequenos as experiências significativas da infância indígena. Destaca-se a interculturalidade ao valorizar a diversidade das crianças indígenas, a integração das experiências da infância urbana com a indígena é vista como crucial para desconstruir conceitos tradicionais e promover uma visão mais cultural e respeitosa da diversidade na educação infantil. A metodologia da pesquisa foi bibliográfica, visando refletir sobre o reconhecimento das experiências das infâncias indígenas e a desconstrução de paradigmas tradicionais desde cedo, em prol da interculturalidade na Educação Infantil.
Métricas
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Distribuição livre e gratuita. Leia, baixe e distribua livremente.