AUTONOMIA E APRENDIZAGEM NA PRIMEIRA INFÂNCIA

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Angelita Aparecida Ferreira Gebin

Resumo

O artigo examina o processo de aprendizagem na primeira infância, enfatizando a importância da autonomia e suas implicações no desenvolvimento infantil. Reconhece-se que a autonomia participa da construção da identidade e o desenvolvimento das competências cognitivas, motoras e sociais. Nesse contexto, o interacionismo e a corporeidade desempenham papéis fundamentais, pois a interação social e o uso do corpo no ambiente educativo são essenciais para a formação integral da criança. O Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil, assim como teóricos como Dewey, Vygotski, Piaget e Freire, sustentam que a educação infantil deve oferecer liberdade de movimento e oportunidades de interação, permitindo que as crianças explorem seu ambiente de maneira ativa e participativa. Essas práticas cultivam um ambiente propício à aprendizagem, alicerçado em elementos essenciais para o bem-estar e o desenvolvimento saudável na primeira infância. O artigo explora a importância dos espaços educativos que incorporem tais aspectos, destacando o papel dos educadores como mediadores nesse processo. Eles promovem o desenvolvimento de competências fundamentais ao permitir a liberdade de movimento desde os primeiros anos de vida.

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Como Citar
GEBIN, Angelita Aparecida Ferreira. AUTONOMIA E APRENDIZAGEM NA PRIMEIRA INFÂNCIA. Revista Primeira Evolução, São Paulo, Brasil, v. 1, n. 55, p. 47–53, 2024. Disponível em: https://primeiraevolucao.com.br/index.php/R1E/article/view/659. Acesso em: 21 nov. 2024.
Seção
Artigos