O PAPEL DOS JOGOS DE TABULEIRO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Conteúdo do artigo principal

Daniel Leopoldo Moreira Barbosa

Resumo

O artigo reflete sobre a importância dos jogos de tabuleiro usados nas aulas de educação física como ferramenta pedagógica de aprendizagem. Na atualidade, vivemos em uma sociedade marcada pelo aumento do sedentarismo infantil, e o uso excessivo das tecnologias visuais. Portanto, explorar estratégias lúdicas que promovam o desenvolvimento físico, cognitivo e social dos alunos torna-se fundamental. O artigo destaca a relevância dos jogos de tabuleiro como alternativa pedagógica para o ensino e aprendizagem do estudante, pois os jogos podem estimular habilidades motoras, incentivar a cooperação e desenvolver aspectos cognitivos, como o raciocínio estratégico e a tomada de decisões. Além disso, o artigo busca compreender como a integração desses jogos no ambiente escolar pode contribuir para a superação de padrões em relação ao papel tradicional da Educação Física, incentivando uma abordagem mais ampla e integradora, com o objetivo de enriquecer o debate sobre práticas inovadoras que propiciem um ambiente educacional mais dinâmico, participativo e eficaz. 

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
BARBOSA, Daniel Leopoldo Moreira. O PAPEL DOS JOGOS DE TABULEIRO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA. Revista Primeira Evolução, São Paulo, Brasil, v. 1, n. 50, p. 73–78, 2024. Disponível em: https://primeiraevolucao.com.br/index.php/R1E/article/view/547. Acesso em: 21 nov. 2024.
Seção
Artigos