REFLEXÕES A PARTIR DA NEUROCIÊNCIA PARA O DESENVOLVIMENTO INFANTIL
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este artigo tem como objetivo apresentar a relação entre Neurociência e Educação, como o sistema nervoso se estrutura durante o processo de aprendizagem para consequente desenvolvimento das habilidades humanas. O sistema nervoso é responsável por captar, processar e transformar estímulos em habilidades, tornando o ser humano em um indivíduo capaz de deter conhecimentos e experiências, resultando em oportunidades de aprendizagens. Durante a infância, importante etapa do desenvolvimento humano, o cérebro humano dispõe de significativas oportunidades de transformação dos novos estímulos em circuitos neurobiológicos responsáveis pela saúde física e mental do indivíduo na fase adulta. Deste modo, na Educação Infantil, é imprescindível adotar práticas pedagógicas que possam estimular o processo de aprendizagem, transformando as brincadeiras e o convívio social em experiências de vida responsáveis pela concepção do bem-estar e desenvolvimento das habilidades cognitivas, motoras, emocionais e sociais do aluno.
Métricas
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Distribuição livre e gratuita. Leia, baixe e distribua livremente.