REFLEXÕES A PARTIR DA NEUROCIÊNCIA PARA O DESENVOLVIMENTO INFANTIL

Conteúdo do artigo principal

Izilda Marques Bastos Trindade

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar a relação entre Neurociência e Educação, como o sistema nervoso se estrutura durante o processo de aprendizagem para consequente desenvolvimento das habilidades humanas. O sistema nervoso é responsável por captar, processar e transformar estímulos em habilidades, tornando o ser humano em um indivíduo capaz de deter conhecimentos e experiências, resultando em oportunidades de aprendizagens. Durante a infância, importante etapa do desenvolvimento humano, o cérebro humano dispõe de significativas oportunidades de transformação dos novos estímulos em circuitos neurobiológicos responsáveis pela saúde física e mental do indivíduo na fase adulta. Deste modo, na Educação Infantil, é imprescindível adotar práticas pedagógicas que possam estimular o processo de aprendizagem, transformando as brincadeiras e o convívio social em experiências de vida responsáveis pela concepção do bem-estar e desenvolvimento das habilidades cognitivas, motoras, emocionais e sociais do aluno.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
MARQUES BASTOS TRINDADE, Izilda. REFLEXÕES A PARTIR DA NEUROCIÊNCIA PARA O DESENVOLVIMENTO INFANTIL. Revista Primeira Evolução, São Paulo, Brasil, v. 1, n. 15, p. 57–67, 2021. Disponível em: https://primeiraevolucao.com.br/index.php/R1E/article/view/59. Acesso em: 23 nov. 2024.
Seção
Artigos