MÍDIA-EDUCAÇÃO NA INTERFACE COM TECNOLOGIAS DIGITAIS
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este texto tem como objetivo analisar e descrever como a mídia-educação na interface com as tecnologias digitais pode contribuir para o desenvolvimento do letramento digital dos professores e estudantes no Ensino Fundamental, tendo como base o trabalho de Belloni (2009), Bévort e Belloni (2009) e Fantin (2011), sobre o papel da mídia-educação no currículo escolar, e Valente (2013) sobre o uso das tecnologias como ferramentas cognitivas. Para tanto, discutir-se-á como a mudança no Projeto Político Pedagógico (PPP), numa escola municipal na Cidade de São Paulo em 2017 foi relevante para a promoção do uso das mídias digitais na escola, com a inclusão em seu currículo de mídia-educação como área de conhecimento. Para mostrar o papel das TDIC na escola, serão discutidas e analisadas quatro atividades com vídeos construídos por estudantes do oitavo e nono ano em 2018 na escola. Os resultados mostram que embora sejam importantes os usos das tecnologias e mídias digitais em atividades escolares, não significa que por si elas promovam a garantia de ensino-aprendizagem, portanto, é importante que os professores se apropriem delas, compreendam seus elementos e como funcionam para poderem auxiliar os estudantes na realização das atividades pedagógicas.
Métricas
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Distribuição livre e gratuita. Leia, baixe e distribua livremente.