PROPOSTA E POSSIBILIDADE DE MUDANÇA NA ESCOLA

Conteúdo do artigo principal

Alexandre Passos Bitencourt

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar e discutir o Projeto Duarte1, como expressão do fazer pedagógico na sua totalidade. Criado em 2017, a partir de inúmeras discussões sobre as práticas pedagógicas da escola, realizadas entre membros da comunidade escolar, o Projeto Duarte, tem como objetivo romper com o currículo conservador/tradicional, para tanto, como forma de resposta aos anseios e desejos dos estudantes e professores, implementa-se na escola outra forma de organização curricular, configurada a partir de áreas de conhecimento. Faz parte da discussão deste texto, a Instrução Normativa SME nº 50/2021, que institui os Projetos de Fortalecimento das Aprendizagens e reorganiza o Projeto de Apoio Pedagógico. Tendo em vista o pensamento crítico de práticas pedagógicas transgressoras, com base em teóricos que discutem a inovação, mudanças educacionais e o desenvolvimento de ações educativas com projetos de trabalho, os resultados evidenciam que o Projeto Duarte possui elementos caracterizadores da inovação educacional sustentável.



1 No tópico: “Projeto Duarte: organização, áreas de conhecimento e princípios”, apresentar-se-á brevemente alguns elementos do Projeto Duarte, início e configuração.


Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
PASSOS BITENCOURT , Alexandre. PROPOSTA E POSSIBILIDADE DE MUDANÇA NA ESCOLA. Revista Primeira Evolução, São Paulo, Brasil, v. 1, n. 24, p. 23–32, 2022. Disponível em: https://primeiraevolucao.com.br/index.php/R1E/article/view/187. Acesso em: 3 dez. 2024.
Seção
Artigos