MULTIMODALIDADE NO CADERNO TRILHAS DE APRENDIZAGENS DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA O NONO ANO

Conteúdo do artigo principal

Alexandre Passos Bitencourt

Resumo

Este texto tem como objetivo descrever e analisar elementos de multimodalidade presentes no Caderno Trilhas de Aprendizagens de Língua Portuguesa volume 1 para o nono ano do Ensino Fundamental, organizado pela Secretaria Municipal de Ensino (SME) da Cidade de São Paulo. O material, objeto de estudo neste texto, foi produzido e entregue aos estudantes matriculados nas escolas do município em 2020, devido ao período da pandemia causada pela Covid-19. Mais especificamente, investiga ocorrências de integração intermodal proposta por Painter, Martin e Unsworth (2013), posteriormente discutida em Dias e Vian Jr. (2017), Bitencourt
(2018) e Bitencourt e Vian Jr. (2019), e como tais elementos podem contribuir para promover o letramento visual-multimodal dos estudantes. Os resultados apontam que o Trilhas de Aprendizagens apresenta um potencial de recursos multimodais para o ensino de Língua Portuguesa, mas parece que há poucas atividades que estimulam os estudantes a usarem outros recursos além da leitura e escrita de textos verbais, mesmo nas atividades em que os estudantes têm como texto uma imagem, são, portanto, levados a interpretá-la em palavras.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
PASSOS BITENCOURT , Alexandre. MULTIMODALIDADE NO CADERNO TRILHAS DE APRENDIZAGENS DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA O NONO ANO. Revista Primeira Evolução, São Paulo, Brasil, v. 1, n. 15, p. 15–23, 2021. Disponível em: https://primeiraevolucao.com.br/index.php/R1E/article/view/51. Acesso em: 23 nov. 2024.
Seção
Artigos